As comemorações pelo dia do padroeiro de Salvador na Câmara Municipal foram iniciadas na tarde desta sexta-feira, 8, com o transporte das relíquias de São Francisco Xavier ao legislativo, de onde sairá a procissão na segunda-feira, 11, às 8 horas, em direção à Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Os vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Euvaldo Jorge (PP) e Ana Rita Tavares (PEN) conduziram a imagem até o Salão Nobre.
Em nome dos edis falou Joceval Rodrigues, pedindo a interseção do santo “para nos livrar de tantas mortes e tanta violência na nossa cidade, como nos livrou da peste no passado”. Ele se referiu à crença da intervenção de São Francisco Xavier para interromper duas grandes epidemias, uma de febre amarela em 1686 e outra de cólera em 1855, com milhares de mortos na capital baiana.
Padre Lázaro, da Catedral Basílica, pediu ao santo proteção para todos os legisladores e cidadãos soteropolitanos. Após a oração convidou a todos para a procissão e a missa solene a ser presidida pelo arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger.
Participaram da solenidade também os diretores da CMS, Beto Fagundes (Administrativo), Carlos Cavalcanti (Legislativo) e José Cabral (Financeiro), servidores e religiosos da Catedral Basílica.