O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) manifestou apoio às manifestações realizadas por trabalhadores de diversas categorias contra o projeto de regulamentação do trabalho terceirizado no Brasil. Para ele, que foi bancário e iniciou sua trajetória política no movimento sindical os resultados das novas regras serão prejudiciais à toda sociedade.
Em sua opinião “os efeitos desta Lei são nocivos para todos os trabalhadores porque ela promove uma reforma trabalhista regressiva, contrariando a Constituição Federal, suprimindo a Consolidação das Leis Trabalhistas, passando por cima das Convenções Coletivas de Trabalho, dos acordos coletivos, com enfraquecimento dos sindicatos e precarizando as relações de trabalho”.
O comunista citou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de 2010, chegando à conclusão que os terceirizados recebiam em média 27% a menos do que os contratados diretos, tinham uma jornada semanal 7% maior e permaneciam menos tempo no mesmo trabalho (em média 2,6 anos, ante 5,8 anos que os outros. Outro estudo da Unicamp revelou que dos 40 maiores resgates de pessoas em condições análogas à escravidão nos últimos quatro anos 36 envolviam empresas terceirizadas.