A Central de Licenciamento de Eventos (CLE), em funcionamento na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), recebeu a vista do vereador Euvaldo Jorge (PP), autor do projeto que criou a nova unidade. Ela está instalada no Ed. Thomé de Souza, na Av. ACM e reúne, além da Sucom, as pastas de Ordem Pública, Cidade Sustentável, Transalvador e outros órgãos responsáveis por autorizações na área.
De acordo com o pepista “nosso objetivo com este projeto, que virou realidade, era justamente eliminar a burocracia para realização de eventos no município, agilizando a concessão de alvarás, bem como otimizar a fiscalização dos mesmos por parte da prefeitura. A iniciativa é importante para a cultura e o mercado de entretenimento de Salvador, reconhecida por ser uma cidade festeira, com eventos diversificados, que vão desde os grandes shows aos pequenos festejos em bairros”.
A CLE os profissionais e empresários encontram respostas rápidas e ganham tempo. Antes, tinham que ir em cada órgão dar entrada na solicitação, e muitas vezes as informações eram desencontradas como a estimativa de público. Em janeiro, por exemplo, a Sucom realizou na CLE um mutirão para o licenciamento de bares e balcões que iriam funcionar no carnaval 2015, proporcionando mais comodidade aos requerentes e agilidade na liberação das licenças que são obrigatórias.
“A Central de Licenciamento de Eventos marca o início de uma nova relação entre os produtores de eventos e o Poder Público Municipal, num esforço conjunto de resgatar a vocação de Salvador como a 'Cidade da Alegria'. Assim, a Central surge como modelo de atendimento ágil e eficiente das demandas para realização de eventos festivos em Salvador”, afirmou Silvio Pinheiro.
Novos projetos estão em andamento para serem implantados na CLE e otimizar ainda mais as atividades como a informatização completa do serviço, que deverá ser realizado integralmente pela internet, dispensando a necessidade de idas e vindas à sede da Sucom.