Política

Zezéu Ribeiro será velado no Palácio da Aclamação e cremado na sexta

Zezéu era Conselheiro do TCE
Da Redação , Salvador | 25/02/2015 às 19:02
Cremação do corpo de Zezéu acontecerá na sexta-feira, 27, 11h
Foto: Ag Câmara
   (Atualizada em 26/2)

   O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, suspendeu a realização da sessão plenária do órgão, prevista para a tarde desta quinta-feira (26), em homenagem ao conselheiro Zezéu Ribeiro, que faleceu na última quarta-feira (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado para tratamento de uma hemorragia gástrica. 

   Também, por determinação do presidente, as bandeiras do Brasil, da Bahia e do TCE, em frente ao edifício sede, ficarão hasteadas a meio pau durante três dias. 

   O velório está sendo realizado no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1.330, Campo Grande, ao lado do Passeio Público, em Salvador) e a cerimônia de cremação está marcada para as 11hs da sexta-feira (27), no Jardim da Saudade. 

   O conselheiro José Eduardo Vieira Ribeiro tinha 65 anos e deixa viúva, Lola Moscoso Medeiros Neto, e três filhos, Cláudio, Adriano e Júlia. 

   (Matéria de 25/2)
   Um dos deputados históricos do PT, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Zezéu Ribeiro, 65 anos, faleceu no final da tarde desta quarta-feira, 25, quando estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

   Após o ocorrido, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio na Câmara dos Deputados. O ex-secretário estadual de Planejamento tinha sido internado com hemorragia digestiva, em estado grave, no início do ano. Ele aguardava para fazer um transplante de fígado.

   No início da manhã da última terça-feira, 24, Ribeiro recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa. Zezéu chegou a se eleger deputado federal, pelo PT, em 2002.
A família ainda não definiu o local e horário do enterro.

   COMENTÁRIO DO BJÁ

   Zezéu é uma das figuras politicas emblemáticas do PT. Elegeu-se deputado federal em várias legislaturas e tinha uma forte ligação com os movimentos sociais e meios intelectuais.

   Na campanha de 1994 enfrentou ACM como candidato ao Senado numa disputa mais para marcar poosição do que qualquer outra coisa. Mas, foi a partir desta campanha que ele emergiu como uma figura política estadual.