O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) não acredita que os oposicionistas tenham se fragilizado durante a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Salvador: “A oposição não saiu derrotada e que agora está mais unida do que nunca”. Para ele o pleito “separou o joio do trigo” e pôde afinar melhor as relações entre os vereadores oposicionistas.
O petista se solidarizou com a saída de Aladilce Souza (PCdoB) da ouvidoria e elogiou seu trabalho à frente do cargo: “A vereadora é proativa e garantiu uma atuação de destaque na ouvidoria com autonomia e sem interesses particulares, promovendo a participação ampla da sociedade na Câmara por meio da ouvidoria”.
O edil defendeu ainda maior presença oposicionista nas bancadas como forma de compensar a perda de dois cargos na mesa: “PT, PCdoB e o PSB devem ocupar de forma mais incisiva essas comissões, inclusive em grossa fileira na Comissão de Constituição e Justiça, para garantir que não sejam tramitados projetos inconstitucionais”.
A seu ver a Comissão de Planejamento Urbano tem grande importância para o próximo período legislativo, pois é lá onde devem tramitar propostas como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU): “É preciso frisar que esses projetos, como o PDDU, devem tramitar pela Comissão de Planejamento Urbano, algo que não tem acontecido”.
Para Suíca “agora em 2015 é o momento de construir as bases para uma disputa de projetos para a cidade em 2016, então estaremos focados. Vou cumprir meu papel de vereador legislando e fiscalizando as ações do Executivo. Mas esse é o momento de unir a oposição para pensar um grande projeto para a cidade, que envolve a discussão do PDDU neste ano, a qualidade do transporte público e o passe livre em Salvador, e a garantia de políticas sociais para os bairros periféricos”.
Críticas
Já o líder da oposição, Gilmar Santiago (PT) criticou a política municipal de transporte público. Segundo ele a nova frota de ônibus de Salvador traz os mesmos problemas de desconforto para os usuários: “São ônibus com o mesmo formato dos que já circulavam na cidade. Não trazem nenhuma novidade no que diz respeito a mais conforto para a população, notadamente em uma cidade como a nossa, onde a temperatura média beira os 30 graus”. Em sua opinião o espaço interno e os bancos são os mesmos dos veículos antigos.
Na análise do petista o prefeito ACM Neto mais uma vez demonstra que tem um discurso diferente da prática. “Na eleição, ele garantiu que não haveria loteamento político na sua gestão. Dois anos depois da posse, ao perder a eleição de 2014 no primeiro e no segundo turno, criou e desmembrou secretarias para agradar aos aliados e atrair mais partidos para a base de apoio”.