Política

WALDIR PIRES participa de homenagens a Rubens Paiva no Rio de Janeiro

Foi o ex-deputado quem organizou a fuga de Waldir e Darcy Ribeiro depois do golpe de 64
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 11/12/2014 às 17:58
Waldir: em memória de Rubens Paiva
Foto: LB

O vereador Waldir Pires (PT) participa nestas quinta e sexta-feira, 11 e 12, no Rio de Janeiro, de eventos em memória do ex-deputado Rubens Paiva, preso, torturado e assassinado pela ditadura militar em 1971, num convite feito pelo Sindicato dos Engenheiros carioca.

O ex-governador baiano estará ao lado do ex-deputado Almino Afonso e de uma das filhas do homenageado, integrando o “Encontro para conversar sobre Rubens Paiva e o golpe militar de 1964”. Em seguida irá à inauguração de um busto do político perseguido na estação do Metrô (linha 2), batizada com seu nome.

Amigo pessoal do edil soteropolitano e engenheiro de profissão, Rubens Paiva foi o responsável pela organização de sua fuga para o exílio junto com o então chefe da Casa Civil do ex-presidente João Goulart, Darcy Ribeiro. Para escapar eles usaram um pequeno avião monomotor e tiveram que levar no colo latões sobressalentes de combustível.