Política

OUVIDORIA implanta sistema para dar agilidade a atendimento ao cidadão

Aladilce atua também em defesa dos interesses dos moradores do Conjunto Metro I
, da redação em Salvador | 20/11/2014 às 19:29
Aladilce: mais agilidade para ouvir e apurar queixas
Foto: Limiro Besnosik

A Ouvidoria da Câmara de Salvador está implantando o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) para modernizar a gestão das informações de seu atendimento ao cidadão. Entre os dias 10 e 18 a equipe técnica do órgão recebeu capacitação para usar a ferramenta com a técnica da Coordenação das Ouvidorias Especializadas e Projetos da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Fátima Yasin.

Para a ouvidora-geral, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), “o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) é muito eficiente no acompanhamento dos processos gerados pelas demandas do cidadão, possibilitando também a articulação com outras Ouvidorias e o trabalho em rede”.

A perspectiva é melhorar a articulação com a Rede de Ouvidorias Municipais e Estaduais e agilizar o atendimento ao cidadão, além de encontrar novas alternativas para aperfeiçoar os serviços prestados pelo órgão.

Dessa maneira o órgão terá mais conhecimento das necessidades da cidade e poderá responder melhor à população. O cidadão também poderá utilizar o sistema, registrando sua manifestação e monitorando a tramitação de sua solicitação. Além disso, serão gerados relatórios com estatísticas sobre as demandas, o perfil dos cidadãos, e os bairros e órgãos onde se concentram os problemas apontados.

Para o ouvidor-geral da OGE, Jones Carvalho, o TAG dota as ouvidorias de um moderno sistema para o atendimento ao cidadão, além do gerenciamento da informação de forma segura e eficiente: “O sistema é uma importante ferramenta para a gestão pública, uma vez que permite aos gestores terem um raio-x detalhado da administração pública”.

Trata-se de um software de registro e gerenciamento dos atendimentos da Ouvidoria, desenvolvido pelo servidor da OGE, Nelson Marinho, fornecendo indicadores para avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados. TAG significa Tomás Antônio Gonzaga, um dos mais célebres ouvidores do Brasil. O sistema já é utilizado por 34 Ouvidorias parceiras da OGE na Bahia, entre prefeituras e câmaras municipais, 20 ouvidorias parceiras em outros estados e 167 Ouvidorias Especializadas de órgãos e secretarias estaduais.

O sistema foi cedido para a Câmara sem custos pela OGE, através de um Termo de Cooperação Técnica assinado em 2011 e renovado esse ano. Devido a dificuldades operacionais o sistema ficará hospedado provisoriamente na OGE para ser posteriormente transferido para a Câmara, com o suporte técnico da Assessoria de Informática.

Praça polêmica

A Ouvidoria promoveu também uma reunião entre moradores do Conjunto Metrô I, em Pirajá, com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos para discutir a construção de uma praça às margens das casas. O encontro foi realizado na manhã de segunda-feira, 17, na sede do órgão, na BR-324.

Os representantes da comunidade sugeriram um recuo de 3,2 metros dos passeios em relação às residências, em vez do metro e meio previsto no projeto. Aladilce defendeu a necessidade de discutir mais o assunto e a realização de estudos de impacto de vizinhança antes da execução de qualquer projeto arquitetônico, conforme legislação vigente.

Outra queixa foi quanto à implantação de refletores muito próximos às residências, quando propuseram a retomada dos planos originais, com o logradouro colocado num campo mais recuado, no próprio bairro.

O diretor da Desal se mostrou solícito às queixas dos moradores e se comprometeu a dialogar com o corpo técnico responsável pela obra, reavaliar e ouvir a população para chegarem a um denominador comum, para que a maioria seja beneficiada.