O atraso de cinco meses na reforma da Unidade Básica de Saúde Pires da Veiga, no Pau da Lima, foi denunciada pelo vereador J. Carlos Filho (PT) após visita ao local nesta quinta-feira, 13. A obra, administrada pela Prefeitura de Salvador tem verba do Ministério da Saúde (aproximadamente R$ 256 mil) e está sendo executada pela Prospec Construtora. Foi iniciada em 11 de novembro de 2013, com prazo de entrega de 210 dias.
Segundo o petista, a demora está trazendo dificuldades para a população: “Na visita identificamos apenas três funcionários, muito entulho e lixo na porta da unidade. Quero saber do prefeito por que a obra ainda não foi concluída e qual a previsão de entrega do posto de saúde para os moradores de Pau da Lima”.
De acordo com um morador que não quis se identificar o posto está fechado há mais de um ano: “Apenas o serviço de vacinação está sendo oferecido, de forma precária, em outro local do bairro”.
O serviço público de saúde mais próximo é a Unidade de Emergência de São Marcos, disse o edil: “Visitamos o local e constatamos o aumento da demanda devido a falta de um posto de saúde de atenção básica nas proximidades. Trata-se de uma Unidade de Emergência fazendo atendimento ambulatorial por necessidade da população. Quando aparece um caso de emergência os atendimentos clínicos são suspensos até o termino do atendimento emergencial”.
Essa unidade é administrada pelo Hospital São Rafael, em convênio com a Prefeitura. No momento da visita estavam em atendimento um clinico e um pediatra faltando no quadro do posto o cirurgião.