Política

CÂMARA adere à campanha Novembro Azul e tem nova iluminação este mês

Vereador quer homenagear o Mês da Consciência Negra
, da redação em Salvador | 05/11/2014 às 19:05
Silvio Humberto: elevador com as cores afro
Foto: Limiro Besnosik

A Câmara de Salvador aderiu à campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata, e durante todo este mês ficará com sua fachada iluminada com a cor azul. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) 68.800 novos casos da doença foram registrados no Brasil em 2014, correspondendo a cerca de 70 casos novos a cada 100 mil homens.

Ainda segundo a instituição, desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, sendo a maior taxa na região Sul, onde há 91 casos novos a cada 100 mil homens. No Nordeste, a incidência é de 47 casos novos para cada 100 mil homens.

A Sociedade Brasileira de Urologia sugere que o homem inicie a realizar exames de PSA (Prostate Specific Antigen, em inglês, que significa em português Antígeno Prostático Específico) e toque a partir dos 45 anos, se tiver história familiar de câncer de próstata, e a partir dos 50 anos para os que não têm histórico familiar.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização para informar a população sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata. No mês de novembro, várias entidades participam da ação por meio de panfletagens, campanhas e iluminação de monumentos.

Pan-africanismo

Já o vereador Silvio Humberto sugeriu à prefeitura que ilumine o Elevador Lacerda com as cores verde, amarelo e verde, identificando o equipamento com o pan-africanismo. Segundo ele esse é o “nome dado a uma ideologia que acredita que a união dos povos de todos os países do continente africano na luta contra o preconceito racial e os problemas sociais é uma alternativa para tentar resolvê-los”.

Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara esta seria uma forma de homenagem ao Mês da Consciência Negra: “Salvador é a cidade com maior percentual de negros do País, tendo 82% de sua população se declarado como pretas ou pardas no último censo realizado pelo IBGE, em 2010. Por isso, um traço marcante da cultura soteropolitana é a herança africana, sendo esta presente na linguagem, religiosidade, ciência, culinária, arte e nos mais diversos ramos da vida de nossa população”.