Política

VEREADOR festeja chegada de ônibus que não rodam de porta aberta

Joceval Rodrigues é autor da lei que implantou a exigência na capital baiana
| 11/04/2014 às 21:21
Juceval: segurança para os passageiros
Foto: Limiro Besnosik

O vereador Joceval Rodrigues (PPS) está comemorando a vigência da lei, de sua autoria, que obriga as empresas de Salvador a instalarem dispositivos que impeçam o motorista de movimentar o veículo enquanto sua porta ainda estiver aberta. Segundo o ex-secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, os novos coletivos da frota da cidade já virão com o novo equipamento.

O projeto do socialista foi aprovado e virou a Lei 7.186/2010. Mas, para o edil, o debate em torno de seu conteúdo deve ser expandido para toda a Região Metropolitana para evitar o que aconteceu com a jovem Kamila dos Santos Francisco, que morreu depois de cair de um ônibus em movimento. “Tragédias como essa poderiam ser evitadas. A nossa Lei diz respeito a Salvador, mas vamos fazer um apelo aos demais poderes para que o debate seja estendido a toda a Bahia”, disse o líder do governo na Câmara.

Não é a primeira vez que um acidente deste tipo causa a morte de um passageiro. Em 2010 o mesmo aconteceu com o estudante Anderson Jacinto Bezerra caiu no Stiep, em Salvador, quando o veículo da empresa BTU ainda estava com a porta aberta.

Segundo ele circulam na capital baiana coletivos intermunicipais, e não apenas os que já estão obrigados por Lei a implantar o dispositivo: “Apesar de o ônibus da empresa Expresso Metropolitano, envolvido no acidente desta semana, ser do município de Simões Filho, ele também circula em Salvador, então precisamos disseminar o debate por outras cidades da Bahia”.