Política

CMS DEBATE "Operação Chuva" e gratuidade para idosos nos transportes

Leandro Guerrilha e Everaldo Augusto são os autores das duas discussões
| 10/04/2014 às 18:45
Leandro e Everaldo: debates públicos na CMS
Foto: Limiro Besnosik

Está marcada para esta sexta-feira, 11, às 18 horas, uma audiência pública sobre a “Operação Chuva”, realizada pela Câmara de Salvador, por iniciativa do vereador Leandro Guerrilha (PSL). O debate acontecerá no Centro Cultural da CMS para tratar dos problemas que atingem a cidade no período pós-Verão.

Guerrilha convidou para a reunião o presidente da Conder, José Ubiratan Cardoso; a presidente da Limpurb, Kátia Alves; o diretor geral de Assuntos Institucionais, Pedro Godinho; o ouvidor-geral do Município, Humberto Rodrigues; o diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Álvaro Augusto; o secretário de Infraestrutura (Sindec), Paulo Fontana; e o diretor geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Teixeira.

Gratuidade para idosos

Também nesta sexta, mas às 8 horas, no Plenário Cosme de Farias, haverá uma sessão especial para discutir a idade mínima para concessão da gratuidade do idoso no transporte público de Salvador. Everaldo Augusto (PCdoB) é o requerente do encontro e autor de projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), propondo a diminuição dessa faixa etária de 65 para 60 anos, como já ocorre em cidades como São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Manaus (AM), Maceió (AL) e Vitória (ES).

Para o comunista a adoção da medida significa uma conquista e favoreceria uma vida mais ativa para a terceira idade, aumentando a perspectiva de vida dessa parcela da população. Ele defende a discussão do processo licitatório para a concessão dos serviços: “O transporte público da cidade foi pensado para uma população de 1milhão de habitantes e hoje a cidade possui cerca de 3 milhões”.

Em sua opinião “os serviços deixam muito a desejar e quem acaba pagando por isso são os idosos acima de 60 anos, que deveriam ter acesso gratuito, com segurança e conforto. Pessoas que ficam impedidas de frequentar espaços públicos, visitar a família e ou mesmo ir à igreja porque precisam desembolsar R$ 2,80 por cada trajeto. Reduzir a idade representa cidadania e reconhecimento àqueles que tanto colaboraram com o crescimento do país”.

Foram convidados para o debate representantes da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia; Vitória Beltrão Bandeira, Defensora Pública do Estado; José Carlos Santos Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso; Marcos Barroso de Oliveira, coordenador geral da Asaprev-Ba/Casa do Aposentado; Marise Costa Sansão, presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia; José Carlos Aleluia, secretário municipal de Urbanismo e Transportes; Luiz Antonio Vasconcellos Carreira, chefe da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador; Horácio Brasil, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps); e Laura Maria de Argollo Campos, delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso.