Está marcada para a próxima terça-feira, 15, uma reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclista e em Defesa do Sistema Cicloviário da Câmara de Salvador para debater a segurança no trânsito da capital baiana. O encontro será realizado às 9 horas, no auditório do Ed. Bahia Center, anexo da CMS, na Rua Rui Barbosa.
A iniciativa é do presidente do colegiado, Everaldo Augusto (PCdoB): “A cada dia, vemos aumentar o número de vítimas fatais no trânsito da nossa cidade. Por isso, é extremamente importante uma discussão entre os diversos órgãos e setores envolvidos para repensar alternativas que ofereçam segurança com qualidade de vida”.
De acordo com a Transalvador, em 2012 foram registrados 6.728 acidentes de trânsito com 249 vítimas fatais. Cento e cinquenta e sete ocorreram com bicicletas, com 140 feridos e oito mortos. Até abril deste ano, foram registrados 591 casos com 18 vítimas fatais. Entre os dias 9 de setembro e 5 de outubro, sete ciclistas acidentaram-se no trânsito na capital baiana.
Foram convidados para a reunião representantes de órgãos como a Transalvador, Ecopa, Secopa, Conder, Polícia Militar, Pelotão Águia, Sindicato dos Rodoviários, Associações de taxistas, Setps, Sudesb, Faculdade de Engenharia da Ufba, Detran, Samu, entre outros.
Polícia na Paralela
Marcell Moraes (PV) apresentou à CMS uma proposta pedindo ao Governo do Estado a criação de postos de policiamento na Avenida Paralela. Segundo ele, os 20 km da via não possuem qualquer posto ou ronda para fiscalize a região, gerando grande risco para a população.
“Os cidadãos se sentem mais acuados com o aumento do número de assaltos, homicídios e outros crimes que acontecem na cidade. O policiamento nessa localidade serve também como medida preventiva”, diz o verde.
Acessibilidade
Geraldo Júnior (SDD) quer garantir segurança e maior locomoção aos deficientes visuais, com a instalação de dispositivos sonoros próximos às faixas de pedestre. “Ao escutarem o sinal, as pessoas com deficiência visual saberão que estão próximos do término do passeio e início da rua, mais exatamente em uma faixa de pedestre”, explica.
Outra proposição na esfera do acesso às pessoas com dificuldade de locomoção é do democrata Leo Prates. Ele deseja que a Prefeitura disponibilize bicicletas adaptadas para esse tipo de indivíduo. Segundo ele, o programa “Salvador vai de bike” já está “dando certo, com a adesão de diversos cidadãos dessa cidade. E as pessoas com deficiência não podem ficar de fora”.
Já Tiago Correia (PTN) comemora o início, nos próximos dias, da implantação de uma faixa exclusiva para a parada de motos e bikes em cruzamentos e sinaleiras da cidade. De acordo com a Transalvador, o projeto-piloto será instalado nos dois semáforos em frente ao Shopping Iguatemi e deverá ser estendido para outros cruzamentos da capital baiana até o final do ano. faixas.
A decisão foi tomada a partir de uma proposta do trabalhista, seguida de uma conversa com o prefeito ACM Neto sobre a importância da medida. “As faixas trarão maior conforto e segurança para os condutores de automóveis, de motocicletas, de bicicletas e também para os pedestres. A grande vantagem é que as faixas aumentam a visibilidade das motos à frente dos carros; evita a aglomeração das motos ao lado dos automóveis e torna a largada do semáforo mais segura”, declarou o legislador.
Segundo Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, após a demarcação, as bicicletas e motos vão ficar em uma faixa entre 2,5 e 3 metros da área determinada para pedestres. “Com isso, ao abrir o sinal, as motos e bikes partem à frente, proporcionando muito mais segurança para seus condutores”, acredita Tiago. Nas faixas exclusivas, as motos ficarão no centro da pista e as bicicletas, nas laterais.