Lauro de Freitas é o município onde está situada a creche
Mara Campos , Lauro Freitas |
28/09/2013 às 09:29
Elefante branco, sem utilidade
Foto: DIV
A vereadora Naide Brito (PT) visitou o prédio onde deveria estar funcionando a creche e pré-escola do Residencial Lauro de Freitas, no Jambeiro. A unidade, com capacidade para 120 crianças, estava quase pronta no final da gestão da ex-prefeita Moema Gramacho, foi concluída em junho deste ano, mas até agora segue fechada. “A comunidade espera ansiosa essa creche. O prefeito não precisa inaugurar já que não é obra de sua gestão, mas é seu dever colocar em funcionamento”, cobrou a vereadora.
Na construção da creche foram investidos R$667 mil do Ministério da Educação. A ex-prefeita deixou outras seis unidades com recursos assegurados do PAC 2 – quatro delas estão em fase preparatória e duas em fase de licitação de obras, segundo relatório do Ministério da Educação. Nos oito anos de gestão, Moema implantou as primeiras cinco creches públicas do município e buscou os recursos federais que asseguram uma creche em cada bairro do município.
A creche do Jambeiro conta com quatro blocos – administrativo com salas de professores, diretoria, almoxarifado e sanitários adulto; creche para crianças até 3 anos com fraldário, salas de repouso e alimentação, espaço para atividades e solário; bloco da pré-escola para crianças de 4 e 5 anos com salas de repouso, solário e área de atividades; e bloco de serviço com rouparia, lavanderia, vestiários, despensa, cozinha e lactário. Fazem parte da unidade ainda um parquinho e estacionamento.
Mãe de uma menina de dois anos, moradora lamenta que a creche ainda esteja fechada. “Nem sabemos quando começa a funciona. A creche estava quase pronta no ano passado, me mudei achando que ia funcionar logo. Tive que largar meu emprego para cuidar da minha filha”. A moradora, que preferiu não se identificar, diz que a comunidade teme que o equipamento seja depredado.
Em pronunciamento no plenário da Câmara a vereadora Naide Brito fez um apelo em nome das mães do Residencial. “A creche poderia começar a funcionar a qualquer momento, porque não se trata de Ano Letivo para cumprir. Creche é uma ação social da maior urgência, principalmente para as mães que trabalham e não têm com quem deixar seus filhos”.
O residencial Lauro de Freitas, no Jambeiro, foi inaugurado em 2012 e contempla 1.467 famílias, em 44 prédios.