Política

AUDIÊNCIA vai debater trabalho das mulheres nas empresas de ônibus

Debate está marcado para o póximo dia 29
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/09/2013 às 19:06
Aladilce e Ana Rita: mais mulheres no transporte coletivo
Foto: Limiro Besnosik

Uma audiência pública para debater sobre aumento do percentual de mulheres que trabalham nos transportes coletivos da cidade será realizada no próximo dia 29 pela Comissão de Defesa da Mulher da Câmara de Salvador, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

O objetivo será apresentar propostas para efetivar a inserção do gênero feminino no setor rodoviário que, de acordo com as estatísticas, representa baixo índice de absorção. “A atitude dessas empresas demonstra a preferência por homens, isso por conta da gestação da mulher”, observou a comunista.

Segundo a diretora de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia, Nélia Rocha, da cota de 30% reservada às mulheres, após convenção coletiva, somente 10% é absorvida pelas empresas de ônibus de Salvador. Ainda de acordo com a sindicalista, das 18 empresas que atuam na cidade, 11 possuem mulheres em seus quadros, mas não contratam novas. Sete não possuem nenhum funcionário do sexo feminino.

Para a vereadora Ana Rita Tavares (PV), também integrante da Comissão, a lei exige o afastamento da gestante por seis meses, o que é compensado pelo INSS: “Essa compensação garante que as empresas não tenham custos com a ausência dessa empregada”.