Política

VEREADOR propõe grupo de trabalho para acompanhar manifestações

Organismo seria composto por representantes de todas as comissões da CMS
| 23/09/2013 às 20:30
Euvaldo: manifestações precisam respeitar a lei
Foto: Limiro Besnosik

A criação de um grupo de trabalho na Câmara de Salvador para acompanhar as obstruções das ruas por manifestações foi proposta pelo vereador Euvaldo Jorge, líder do PP e presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais. O objetivo, segundo ele, é ampliar o diálogo entre a população e o poder público.

O novo organismo promoveria encontros e debates com lideranças comunitárias para serem apresentadas as demandas dos bairros em busca de uma solução junto à prefeitura, evitando assim se chegar aos extremos, como a interdição de vias. Para isso, o Grupo de Trabalho contaria com representantes de todas as Comissões da Casa Legislativa.

Equipe semelhante existe com a participação das promotorias baiana e federal (MP-BA e MPF), Secretaria de Segurança Pública e Tribunal de Justiça da Bahia.

Para o pepista a população tem direito de reivindicar seus direitos, mas de forma ordeira: “Na última quarta-feira, uma jovem mulher morreu por supostamente não ter dado tempo de chegar ao hospital para receber atendimento especializado, porque o trajeto que teria que percorrer foi bloqueado. É preciso chamar também a responsabilidade da sociedade”.

O edil levou o assunto para ser discutido durante encontro com o Secretário de Urbanismo Transporte, José Carlos Aleluia, nesta segunda-feira, 23, quando o executivo apresentou aos vereadores o Projeto Linha Viva.

Segundo a Ouvidoria do Município, apenas este ano foram realizadas 84 manifestações na cidade, sendo que 92% dos protestos resultaram em bloqueios das vias. Outras 30 manifestações teriam sido evitadas por haver contato prévio com a prefeitura. Por isso, Euvaldo também buscará maior articulação com órgão.