O vereador Tiago Correia (PTN) vai apresentar na próxima segunda-feira, 16, um projeto de indicação na Câmara de Salvador propondo que os estabelecimentos comerciais de até 150 metros quadrados tenham o mesmo limite de teto para o reajuste do IPTU dos imóveis residenciais (35%).
O edil acha “justo que os estabelecimentos comerciais, como padarias, salão de beleza, borracharias, mercados, farmácias, peixarias, açougues, mercearias e lanchonetes, por exemplo, que geram emprego e contribuem para o desenvolvimento de Salvador, tenham os mesmos benefícios dos imóveis residenciais”.
De acordo com as mudanças aprovadas pela CMS o limite das casas comerciais de até 300 metros quadrados é de 50%. Apesar do limite, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) informa que a média de reajuste dos imóveis residenciais para 2014 será de 8%, descontada a inflação.
Segundo o trabalhista, no mesmo Projeto de Indicação vai sugerir um teto para terrenos não edificados com mais de 2.000 metros quadrados: “As pessoas, quando compraram estes terrenos, não sabiam que o IPTU poderia sofrer um grande reajuste. Portanto, acho que o prefeito vai olhar para as minhas reivindicações com muita sensibilidade”.