Segundo João Carlos Bacelar o clima é de "guerra civil" na região Sul do Estado
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/08/2013 às 17:44
Deputado João Carlos Bacelar diz que há "clima de guerra civil na região Sul do Estado"
Foto: BJÁ
Segundo nota distribuida pela SECOM/BA no último final de semana o governo do estado já pediu ao Ministério da Justiça um reforço de tropas federais para conter os conflitos entre produtores rurais e indígenas nos municípios de Una e Buerarema, Sul do Estado. Nesta segunda-feira, no plenário da Assemleia Legislativa, o deputado João Carlos Bacelar (PTN), disse que o clime é de "guerra civil" e afirmou que o governo tem que agir com rapidez para evitar o pior.
“São supostos índios tupinambás que invadem terra, expulsam os moradores, promovem graves ameaças, roubam e amedrontam as pessoas com armas de grosso calibre. Exigimos providências urgentes tanto por parte do governo do estado que desloque mais policiamento para a região quanto pelo governo federal para que agilize a demarcação de terra ou indenize os verdadeiros proprietários”, pronunciou-se Bacelar que tem acompanhado diariamente as informações junto ao prefeito da cidade Guima Barreto (PDT) e vereadores.
“A população vive uma situação de completa intranquilidade. Precisamos acabar com a indústria da aquisição de terra por vias fáceis”, bradou o deputado que chamou atenção para a veracidade das informações divulgadas. “Muitas crianças cresceram no município brincando no centro da cidade a agora alegam que são índios”, citou. Na semana passada viaturas da Polícia foram queimadas e equipamentos públicos depredados durante a manifestação dos moradores. Cerca de 5 mil pessoas fecharam a BR-101 em protesto contra a barbárie promovida pelos auto declarados índios tupinambás.