Retomada das obras do Complexo Esportivo de Cajazeiras e revitalização de 10 quadras de esporte na cidade em parceria com cervejarias foram duas notícias anunciadas durante sessão espeical realizada nesta quinta-feira, 15, no Centro Cultura da Câmara de Salvador. Promovido pelo líder do DEM e vice-líder do Governo, Leo Prates, o debate contou com a presença de vereadores e autoridades da área.
Recentemente o democrata denunciou a paralisação das obras do ginásio de esportes da cidade, iniciadas em 2010 pelo Governo do Estado. O representante da Sudesb, Maurício Nery, anunciou para o próximo dia 20 o recomeço dos trabalhos em Cajazeiras será retomada. Segundo ele, o atraso se deu por conta de incompatibilidades entre a empresa construtora e a Sucab.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani revelou a destinação, no orçamento da Prefeitura para 2014, de R$ 10 milhões para a implantação de um novo complexo esportivo na capital baiana.
Prates considera um absurdo a terceira maior cidade do país não contar com um ginásio sequer para competições nacionais. Ele também cobrou do Governo do Estado a construção de uma piscina olímpica para competições oficias, outro equipamento inexistente no município.
Duas piscinas
Mauricio Nery confirmou os planos do Governo do Estado em construir duas piscinas (uma olímpica e uma semi-olímpica) nos fundos da Fundac, em Cosme de Farias: “É algo que está sendo feito com cuidado por ter questões ambientais envolvidas, mas serão construídas lá”.
Já o diretor Geral de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, Téo Senna, destacou o projeto de adoção dos campos e quadras da cidade em parceria com empresas privadas, com uma indústria de bebidas se comprometendo a revitalizar 10 áreas dessas.
Uma delas, disse Téo, é utilizada pelas pessoas com deficiência, em Ondina. Prates comemorou a notícia: “São ações como essas que vão beneficiar os soteropolitanos, sem dúvida, mas não podemos nos esquecer de três equipamentos que fazem falta na cidade: a piscina olímpica, a pista de atletismo e o ginásio de esporte. Até porque o esporte gera turismo, economia e renda”.
Estiveram presentes ainda na sessão especial os vereadores Luiz Carlos (PRB) e Arnando Lessa (PT); o presidente da Liga de Futebol de Salvador, Edson Gordurinha; o vice-presidente da Associação de Pessoas com Deficiência (APADA); representantes da Federação Bahiana de Futebol, Manfredo Lessa Pinto; Federação de Esportes Náuticos; Esporte Clube Periperi; Clube Campomar, dentre outras inúmeras entidades esportivas.