Uma audiência pública para discutir o uso consciente de fogos de artifício em períodos festivos e comemorativos será realizada nesta terça-feira (13), às 18 horas, no Centro de Cultura da Câmara do Salvador. Proposto pela vereadora Ana Rita Tavares (PV), o debate contará com a participação de especialistas e demais interessados pelo tema.
O uso desses artefatos nas festas juninas e em comemorações é uma tradição do povo baiano e nordestino. No entanto, em grandes cidades como Salvador, artefatos explosivos provocam estrondos de grande impacto e colocam em risco a população, principalmente crianças, idosos, além dos animais domésticos e silvestres.
No encontro serão pontuados os malefícios do uso indiscriminado de explosivos. Estarão na pauta do encontro, a poluição sonora – ruídos que ultrapassam 125 decibéis, valor maior que o admitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS); a fabricação clandestina – responsável por acidentes e pela exploração da mão de obra de adultos, crianças e adolescentes; além do desconforto causado para animais e eventuais atos de crueldade.
A edil diz não ter intenção de acabar com essa tradição, pois seu Projeto de Lei 414/13 permite o uso de fogos com menos riscos à saúde: “Mas é nossa obrigação como representante da população no Poder Legislativo combater essas bombas terríveis, utilizadas por uma minoria e que, além dos fortes estrondos, causam amplos prejuízos à saúde pública e ao sossego dos cidadãos”.