Política

Vereadora destaca trabalho de Moema para colocar Lauro em 2º no IDHM

Lauro de Freitas é segundo município em IDHM do Estado e vereadora Naide Brito (PT) destaca papel de Moema Gramacho, ex-prefeita
Mara Campos , Lauro de Freitas | 31/07/2013 às 15:09
Vereadora Naide Brito (PT) destaca o trabalho da ex-prefeita Moema Gramacho, em Lauro
Foto: DIV
Praticamente empatado com a capital, Lauro de Freitas desponta como segundo colocado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Estado da Bahia, no ranking divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. O município atingiu IDHM de 0,754, ocupando a 467ª posição entre os 5.565 municípios do país. Em 2000, o município estava na 1.296ª posição. Os dados publicados ontem se referem ao período 2000 a 2010.

O salto no IDHM de Lauro de Freitas foi saudado pela vereadora Naide Brito (PT Lauro de Freitas) como reconhecimento das políticas públicas transformadoras implementadas pela gestão da ex-prefeita Moema Gramacho. “Dos dez anos computados, cinco estão na administração de Moema – 2005 a 2010. Se fossem computados os dados até 2012 certamente o Índice de Lauro de Freitas seria ainda melhor e passaria Salvador”. O IDH avalia três aspectos: renda, longevidade e educação.

Incluído na faixa de Alto Desenvolvimento Humano, que vai de 0,700 a 0,799, Lauro de Freitas é o primeiro do Estado em renda, segundo em longevidade e quarto em educação. Para esse resultado, segundo a vereadora, contribuíram, no quesito renda, a ousada política de atração de investimentos e o esforço para a geração de emprego que colocaram Lauro de Freitas sempre entre os que mais geraram vagas de trabalho no país.

“Na questão da longevidade as políticas sociais, habitação, rede de segurança alimentar que era modelo para o país, e a ampliação dos serviços de saúde, devem ser consideradas”. Naide destaca ainda a ampliação do programa bolsa família de 400 para 17 mil famílias beneficiadas como fator importante tanto para a longevidade como para a renda.

Na Educação, o melhor indicativo de evolução são os dados do Ideb – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, publicado a cada dois anos. “No ranking publicado em 2005 com dados de 2004, o município tinha a pior escola do país. Nos anos seguintes o município já apresentava várias escolas entre os melhores índices”.

O IDH é computado a cada dez anos – 1991 a 2000 e 2000 a 2010. Além da segunda colocação no Estado, Lauro de Freitas é o quarto município mais bem avaliado do Nordeste e está entre os 500 com melhor índice no país.