Política

AUDIÊNCIA pública sobre LDO 2014 recebe sugestões a favor do esporte

Audiências públicas levantam sugestões para o projeto, em tramitação na CMS
| 18/07/2013 às 20:10
Everaldo: mais esporte para Salvador
Foto: Limiro Besnosik

A importância da inclusão do esporte no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014 foi defendida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) durante a terceira audiência pública sobre o assunto, realizada nessa quarta-feira, 17, no Centro Comunitário da Pituba. O comunista destacou também a necessidade do poder público garantir políticas para igualdade racial.

Em sua opinião, “se há uma ação do poder publico que foi sempre deixada, em Salvador, no patamar da indigência de recursos, é a questão do esporte. Pegando o gancho dos mega-eventos a prefeitura deve trabalhar pra consolidar uma cultura esportiva na cidade, através de projetos de inclusão social pelo esporte”.

Membro da Comissão de Direitos do Cidadão, o edil discursou a favor de uma cultura política séria: “A prefeitura deve pensar alguma forma de inserir, ainda esse ano, na LDO, um mecanismo que garanta transparência na elaboração e na execução do orçamento. Dessa forma a sociedade vai acompanhar, e ter controle se essas diretrizes serão efetivamente executadas, quando, posteriormente quando o orçamento for apresentado”.

R$ 4,45 bilhões

No mesmo, encontro o diretor-geral de Planejamento, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Gestão, José Hamilton Soares, afirmou que a receita prevista pela Prefeitura de Salvador para 2014 é de R$ 4,45 bilhões e com a reforma tributária poderá ter um acréscimo em torno de 10%.

De acordo com Claudio Tinoco, vice-líder do DEM, e presidente da Comissão de Finanças, as principais solicitações nesses três primeiros encontros foram mobilidade urbana, melhoria na iluminação e mais segurança. Além da Pituba já participaram das audiências moradores do Rio Vermelho, Itaigara, Jardim Armação, Stiep, Corsário, Santa Mônica e Costa Azul.

Na visão do democrata, “com a participação da população, queremos saber as necessidades de cada localidade para a distribuição regionalizada dos recursos da Prefeitura”.

O presidente da Associação de Moradores do Pituba, Ville, Ademário Spínola, cobrou mais fiscalização por parte dos serviços públicos diante da abertura de novos empreendimentos na Pituba: “O trânsito é caótico na região, as placas e semáforos estão constantemente quebrados e vivemos às escuras em várias ruas no bairro”.

Estiveram presentes ainda Aladilce Souza (PSdoB); também participaram do evento o vereador Everaldo Augusto (PCdoB); Gustavo Moris , membro da Comissão de Finanças da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); Tâmara Andrade, subcoordenadora de Encargos Gerais da Secretaria Municipal de Fazenda; e Ubaldo Marques Porto Filho, diretor da Central das Entidades do Rio Vermelho.