Sindicalistas com palavras de ordem estarão no cortejo pela manhã
Tasso Franco , Salvador |
01/07/2025 às 19:14
Só a população louva os símbolos
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As comemorações aos 202 anos ao 2 de Julho data da Independência da Bahia do jugo portugues se tornou na parte da manhã um evento politizado e estaraão no cortejo o presidente da República, Luia da Siklva, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz, e mais senadores, deputados, prefeitos da RMS e vereadores da capital e RMS.
2. Cada qual com sua "tropa" de militantes dos partidos. Prefeito e governador não se bicam e participam do cortejo separados. Na parte da tarde o evento é mais civico-estudantil com desfile de escolas e fanfarras e a condução dos carros do caboclo e da cabocla até o Campo Grande.
2. Com o tema: “Eu sou o 2 de Julho”, celebrando os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia e a resistência do povo baiano, o desfile cívico de 2025 contará, mais uma vez, com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Ao lado de colegas vereadores, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), representará o Legislativo Municipal, nesta quarta-feira (2), a partir das 7h, no Largo da Lapinha.
3. “Por mais um ano, vamos às ruas celebrar uma data considerada máxima para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, levando em consideração que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, foi no 2 de Julho de 1823, que o Brasil consolidou, de fato, sua independência”, destacou Carlos Muniz.
4. A programação no Largo da Lapinha começa na alvorada com queima de fogos, às 6h, anunciando a abertura das celebrações pela data magna da Bahia. Às 8h, as autoridades participam do início da cerimônia de hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut, na preparação para a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla, às 9h.
5. O desfile cívico contará com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras, filarmônicas e grupos populares, percorrendo da Lapinha até a Praça Thomé de Souza. O trajeto será palco do Concurso de Fachadas decoradas e de paradas para homenagens aos heróis da Independência e a instituições históricas como o Convento da Soledade e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
6. A primeira etapa do desfile termina em frente à Câmara Municipal de Salvador, onde os carros do Caboclo e da Cabocla são recolhidos ao caramanchão da Praça Thomé de Souza.
7. O prefeito Bruno Reis participa, nesta quarta-feira (2), das homenagens à Independência do Brasil na Bahia. A partir das 8h, no Largo da Lapinha, ele participa da cerimônia de hasteamento das bandeiras ao lado de outras autoridades civis e militares, ato que contará com a execução do hino nacional pela banda de música da Marinha do Brasil.
8. Logo depois, Bruno Reis acompanha o cortejo cívico, com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras de escolas municipais e estaduais, filarmônicas e grupos populares, no trajeto entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, onde também acontece o concurso de fachadas decoradas.
9. Pela tarde, a partir das 15h, o prefeito participa, no 2º Distrito Naval, no Comércio, da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. Em seguida, a partir das 16h, Bruno Reis acompanha a chegada dos carros dos Caboclos, hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional pelas bandas das Forças Armadas.
10. O ato no Campo Grande também vai contar com a colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, acendimento da pira do Fogo Simbólico e execução do hino ao 2 de Julho, com participação de um coral e da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar.
11. O governador Jerônimo Rodrigues participa das comemorações pelos 202 anos da Independência da Bahia, data histórica marcada por um dos mais importantes atos de afirmação da soberania brasileira. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa pelo quarto ano consecutivo.
12. O presidente Lula se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo pelo local, e o governador Jerônimo acompanha o cortejo cívico até o Pelourinho.
13. Às 15h, o governador participa da cerimônia cívico-militar de hasteamento das bandeiras no pátio externo da sede do 2º Distrito Naval. Às 16h, com a chegada da Cabocla e do Caboclo ao Campo Grande, Jerônimo encerra os atos oficiais do 2 de Julho.
14. Para a celebração do 202º ano da Independência do Brasil na Bahia, nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços essenciais municipais, como saúde, proteção ao patrimônio público, trânsito e transporte, salvamento marítimo, limpeza urbana e iluminação pública, dentre outros. Confira:
15. Guarda Civil Municipal – Com vistas a garantir a manutenção da segurança pública e patrimonial da capital baiana durante as festividades do 2 de Julho, a rotina operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) atua desde as atividades preparatórias, como a recepção do Fogo Simbólico na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá, nesta terça-feira (1º).
16. No dia 2 de julho, durante as festividades, a GCM atuará em dois turnos. Pela manhã, o efetivo acompanhará o desfile cívico. À tarde participará da solenidade na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, além do tradicional acompanhamento de autoridades, disponibilizando patrulhas em apoio à comitiva oficial e da presença ostensiva durante todo o trajeto.
17. A Guarda agirá ainda com patrulhas em escolta ao carro do Caboclo, garantindo segurança e fluidez do cortejo. A atuação do setor de Inteligência da GCM estará à disposição com efetivo distribuído em pontos estratégicos e também haverá patrulhas de varredura ostensiva, em apoio aos órgãos municipais de fiscalização que vão atuar no percurso.
18. Comércio, publicidade e poluição sonora – Durante os festejos do 2 de Julho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá iniciar os trabalhos de fiscalização na noite da terça-feira (1º) e seguirá até o final das comemorações.
19. As equipes estarão nas ruas para garantir a proteção estética do desfile e, portanto, inibir a exibição de publicidade irregular em áreas públicas e privadas, conforme o Decreto 20.505/ 2009 de Festas Populares e Carnaval, que proíbe peças como blimps, faixas, placas e painéis publicitários.
20. A fiscalização cobrirá ainda o previsto no Decreto Geral de Publicidade 30.095/2018, que determina que não é permitida a exposição de publicidade provisória em árvores, fachadas, postes, viadutos e áreas públicas. Os materiais irregulares serão removidos e apreendidos e o responsável será multado.
21. O órgão também intensificará a fiscalização da poluição sonora nas áreas das comemorações como Dois de Julho, Lapinha, Comércio, Campo Grande e Centro Histórico. Mais de 40 fiscais estarão atuando nos eventos. O cidadão pode denunciar qualquer irregularidade através do Disque Salvador, pelo telefone 156.
22. Saúde – No feriado da Independência do Brasil na Bahia, funcionam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Atendimentos 24h, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado no número 192.
23. Iluminação - A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), reforçou o sistema de iluminação no percurso para garantir mais segurança aos soteropolitanos e turistas durante os festejos do 2 de Julho. Ao todo, foram instalados 20 projetores na área interna do Campo Grande, ao redor da estátua da Cabocla, além de reforço na iluminação nos bairros de Pirajá, Lapinha, Santo Antônio, Praça 2 de Julho e adjacências.
24. Uma equipe com 40 agentes estará de prontidão para qualquer intercorrência, assegurando que a população possa celebrar com tranquilidade e segurança essa data tão simbólica, reverenciando os heróis da Independência da Bahia. Qualquer ocorrência também pode ser comunicada através do número 156.
25. Salvamar – Durante os festejos do 2 de Julho, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com 15 homens a mais, em regime de de operação. Além disso, a autarquia realizará rondas intensivas e ostensivas, com equipes volantes durante todo o dia, no trecho de orla entre o Jardim de Alah e a praia de Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas, além de uma equipe náutica à disposição, caso surja qualquer eventualidade. O serviço será mantido também na Ilha dos Frades, na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, e na Ilha de Maré.
26. Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou a limpeza prévia nas localidades onde ocorrem os festejos, como os largos da Lapinha e Pirajá, a Avenida Sete de Setembro e a Praça 2 de Julho (Campo Grande). Os agentes estarão de prontidão para atuar no pós-festejos, e manterá a coleta rotineira pela cidade.
27. Ambulantes – Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vão atuar no ordenamento dos ambulantes ao longo do percurso dos festejos.
28. Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial para ordenamento do trânsito e estacionamento de veículos, no trecho entre o Largo da Lapinha e o Campo Grande. As alterações podem ser conferidas no site http://transalvador.salvador.ba.gov.br e, durante os festejos, agentes do órgão estarão em pontos estratégicos para orientar motoristas e pedestres.
29. Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) também preparou um esquema especial de transporte, com alteração no itinerário de algumas linhas devido aos bloqueios de trânsito para passagem do desfile. As mudanças podem ser conferidas no site http://mobilidade.salvador.ba.gov.br , e os agentes do órgão estarão presentes para orientar os cidadãos.