A sessão desta quarta-feira, 10, promete ser mais animada na Câmara de Salvador, com a votação dos projetos que institui o voto aberto para as contas dos prefeitos e a chamada Lei da Ficha Limpa Municipal. As propostas são iniciativas do presidente Paulo Câmara (PSDB) e Henrique Carballal (PT), respectivamente.
Para Fabíola Mansur (PSB), presidente da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto, o projeto de Paulo está tramitando na Casa desde fevereiro, mostrando sintonia entre os anseios do Legislativo e da sociedade.
O texto de Carball proíbe a contratação pelo Poder Público de pessoas físicas e jurídicas inidôneas. Segundo ele, a intenção é moralizar a administração pública, evitando que transgressores da legislação possam exercer cargos públicos.
De acordo com o vice-líder da bancada do governo, Leo Prates (DEM), serão votados também outros projetos dos vereadores. Segundo o líder da oposição, Gilmar Santiago (PT), a agenda inclui, ainda, dezenas de projetos voltados para a melhoria da acessibilidade em Salvador.
Essas ideias, porém, serão apreciados na audiência pública marcada para quinta-feira, 11, às 14 horas, com a participação do Movimento Passe Livre. “A partir da votação de quarta a Câmara começa a dar uma resposta às manifestações das ruas, mas precisamos avançar com outras propostas, a exemplo da participação desta Casa na definição da tarifa do transporte coletivo”, defendeu o petista.