O deputado estadual Tom Araújo (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de congratulações pelas comemorações dos 80 anos de emancipação
Imprensa Tom , da redação em Salvador |
05/07/2013 às 11:47
Vista panorâmica de Conceição do Coité
Foto: DIV
O deputado estadual Tom Araújo (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de congratulações pelas comemorações dos 80 anos de emancipação político-administrativa de Conceição do Coité, a ser comemorada neste domingo, dia 7 de julho. NA moção, o deputado destaca os avanços que a cidade teve nos últimos 40 anos e o crescimento do município até se tornar o centro político, econômico e social da região sisaleira.
O município de Conceição do Coité possui uma área de 1.086,224 km², uma população de mais de 60 mil habitantes. Está localizada no sertão baiano, na microrregião de Serrinha, a uma distância de 210 Km da capital. Hoje, o município é bem desenvolvido e tem como uma das bases de sua economia a cultura do sisal, além do cultivo da mandioca, feijão e milho. Apesar de não ser desenvolvida, na pecuária destaca-se a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves.
A cultura do sisal – ou agave – foi, durante muito tempo a mais importante atividade econômica da cidade, tornando o município o maior produtor nacional, dando-lhe o título de Capital do Sisal. A cidade de Conceição do Coité tem seu desenvolvimento econômico, político e social desenhado durante a metade do século XX, através de discursos que legitimaram a presença dessa fibra como a principal responsável pelo progresso e riqueza do município. O ouro verde ou ouro branco, denominações populares do sisal nessa região, representa a principal base econômica de Conceição do Coité.
O município de Conceição do Coité, ao longo dos anos tornou-se o principal polo agregador de comércio, indústria, atendimento de saúde, e à existência de várias instituições financeiras e governamentais e entreposto de comercialização do sisal para outras regiões, como também, de exportação de derivados desse produto para outros países. A industrialização também se desenvolve no município.
Além de beneficiamento da fibra e na fabricação de mantas, fios e cordas de sisal, existem fábricas de cordas sintéticas, calçados, água sanitária, velas, bebidas, redes plásticas, sacos, sacolas, refrigerantes, torrefações de café e confecções, entre outras. A industrialização contribui de forma significativa para o desenvolvimento do comércio. Conhecida também como a “Rainha do Sisal”, o município de Conceição do Coité ostentou o apogeu da cultura sisaleira por várias décadas do século XX, galgando, assim, uma posição de liderança dessa economia nesse espaço.
Apesar do declínio da cultura do sisal, Conceição do Coité ainda é, nos dias de hoje, um dos mais destacados centros de comercialização da fibra, recebendo, inclusive, a produção das demais cidades da região. O comércio coiteense hoje é o maior responsável pela sustentabilidade da sua gente, de tal forma que vem acelerando o crescimento do município, atraindo novos investidores e empreendedores.
“Nesta data tão especial prestamos nossas homenagens e parabenizamos o município de Conceição do Coité, desejando ainda mais desenvolvimento. E que Nossa Senhora da Conceição continue abençoando essa terra iluminada e o seu povo honesto, honrado e batalhador, que luta sempre para fazer de Coité um exemplo a ser seguido”, enfatizou o deputado, parabenizando todos os coiteenses por mais essa data importante.