Vide
GLOBO , BSB |
28/06/2013 às 16:37
Deputado Donadon recolhido a Penitenciária da Papuda, DF
Foto: DIV
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) se entregou à Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, por volta das 11h e está preso, como confirmou a assessoria de comunicação da PF. Ele foi levado na tarde desta sexta-feira para o presídio da Papuda, em Brasília, e chegou no local por volta das 16h. Um delegado da cúpula da PF disse que Donadon só se entregou porque estava acuado. O deputado teria passado a noite em um imóvel próximo ao Paranoá, periferia de Brasília.
— A PF saturou todos os perímetros dos endereços onde ele poderia se encontrar. Isso o forçou a se entregar — disse um delegado ao GLOBO.
Ele está no Centro de Detenção Provisória da Papuda, para tomar vacinas. Depois, deve ser encaminhado a um dos pavilhões do presídio destinado a presos sentenciados. Ele vai ficar em uma cela de 6 m². É uma estrutura de concreto com um colchonete sobre um cama de cimento.
Mais cedo, segundo assessoria do deputado, ele se apresentou ao superintendente da PF, Marcelo Mosele. Donadon combinou de ser pego por um carro da polícia no final da via L2 Sul, em Brasília, como relatou sua assessoria. Ele saiu de seu carro e entrou em um carro da PF sem identificação, junto com o advogado Bruno Rodrigues.
Na tarde desta sexta-feira, Donadon foi apresentado ao juiz Ademar Silva de Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais de Brasília, conforme determinação do mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira.
A polícia nega que tenha concedido qualquer benefício ao deputado para ele se entregar. Ele foi levado pela PF para a Vara de Execuções Penais porque a apresentação do preso ao juiz era uma obrigação da polícia.
— Não estávamos passeando com ele por aí — disse o delegado.
Donadon já manifestou a vontade de cumprir pena em Rondônia, porém ainda não tinha decidido se faria esse pedido para a justiça, pois não conhecia as condições das prisões no estado.