Política

CÂMARA de Salvador participam da festa cívica do 2 de julho

Presidente Dilma baixou ato considerando a festa data comemorativa nacional
| 28/06/2013 às 20:12
Paulo: democracia sendo consolidada
Foto: Limiro Besnosik

Os vereadores de Salvador preparam-se para participar da festa cívica do 2 de Julho, este ano valorizada por um decreto da presidente Dilma Rousseff, confirmando-a como data comemorativa nacional. A CMS será protagonista dos festejos dois momentos: pela manhã, do Largo da Lapinha até a Praça Municipal, e à tarde, da Praça Municipal ao Campo Grande.

São 190 anos de comemoração. Para o presidente Paulo Câmara (PSDB), “nós, baianos, temos comemorado, ano após ano, o 2 de Julho, uma data emblemática que é, sem dúvida, uma das mais significativas da Bahia e do Brasil, pois vai além do civismo, consolidando nos dias de hoje, por meio da celebração popular, a nossa cada vez mais sólida democracia”.

Guardiã histórica

Na opinião do tucano, o ato presidencial “resgata a história e coloca os heróis da nossa independência em seus lugares de direito, possibilitando o acesso ao conhecimento de real versão dos fatos. A Câmara de Salvador é parte desta história, sendo também guardiã dos registros históricos, que são documentos que testemunham o processo libertador da Bahia e do Brasil, livrando-nos da opressão portuguesa”.

A programação será iniciada às 9 horas com o Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia, Salvador e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia por autoridades. Em seguida haverá colocação de flores no monumento do general Labatut, execução do Hino 2 de Julho e início do cortejo cívico até a Praça Municipal, com chegada prevista dos carros emblemáticos dos caboclos às 11h30min.

Pela tarde, a partir das 14 horas, cortejo até o Campo Grande. Às 15 horas, pronunciamento do presidente do legislativo; às 15h30min, início do desfile com chegada prevista ao Campo Grande às 16h30. Logo após, nova execução do Hino Nacional e colocação de flores no monumento ao 2 de Julho.