Recursos em empréstimo serão do Bank Of America
Tasso Franco , da redação em Salvador |
27/06/2013 às 19:00
Líder do governo, deputado ZÉ Neto, PT, orientou a base para votar o PL
Foto: Moka
Os deputados baianos aprovaram, na tarde desta quinta-feira (27), o projeto de lei 20.348/2013, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Bank of America Merril Lynch até o valor equivalente a US$2,1 bilhões.
Conforme o relator da matéria, deputado Adolfo Menezes (PSD), a ideia é melhorar o perfil de gastos da dívida do Estado com a substituição do contrato atual por uma dívida com custos mais baixos.
De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), esta dívida surgiu da crise financeira enfrentada pelos estados no final da década de 1990, deixando-os endividados e sem recursos para financiar investimentos. Assim, a União assumiu as operações de crédito dos estados, a um custo baixo para a época: IGP-DI (indexador das dívidas dos Estados com a União) 6% ao ano. A evolução da economia, porém, tornou este custo muito alto, se comparado com as taxas de juros atuais no Brasil e no exterior.
Ele sinalizou a dívida do Estado com a União está em fase de amortização e tem vencimento final em 2027. Assim, a operação que se pretende contratar terá o mesmo prazo de vencimento, mas inclui cinco anos de carência. “Essa carência, aliada ao menor custo, vai possibilitar a melhoria no perfil das despesas com a dívida pública, liberando recursos para aplicação em projetos governamentais de interesse social”, sinalizou Zé Neto.