A instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher está sendo solicitada ao Governo do Estado pela vereadora Fabíola Mansur (PSB). O projeto de indicação foi aprovado na terça-feira, 18, pela Câmara de Salvador e, de acordo com a edil, a nova unidade pode atender de forma qualificada às vítimas de violência doméstica e familiar, sobretudo nos períodos de maior ocorrência (geralmente à noite, finais de semana e feriados).
Segundo a socialista, a região tem população estimada em 600 mil pessoas, englobando 16 bairros ou microrregiões. Líder do PSB na CMS e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, ela defende a implantação da DEAM para viabilizar uma “política pública de segurança mais articulada, integralizada para erradicar a violência contra a mulher no município de Salvador, ampliando assim a possibilidade de mulheres vítimas de violência não serem revitimizadas por seus mais frequentes agressores, maridos/companheiros, ex-maridos/ex-companheiros”.
Na Bahia existem 15 organismos desse tipo, sendo duas na capital baiana (Brotas e Periperi). O Estado aparece em 6º no ranking nacional de homicídios sexistas. No ranking da violência contra mulher nas capitais, Salvador ocupa o 16º posição, segundo levantamento feito pelo Mapa da Violência divulgado em 2012.
Em encontro com o prefeito ACM Neto, em janeiro, Fabíola sugeriu a criação da Ouvidoria Municipal Especial da Mulher para ampliar a rede de proteção e acolhimento a mulheres vítimas de violência. Para ela, trabalhar em Rede fortalece o enfrentamento à violência de gênero na capital baiana.