Manifestantes estão a 300 metros do palácio do Planalto
G1 , BSB |
20/06/2013 às 18:29
Área do Congresso está cercada de PMs
Foto: TERRA
Responsável pela inteligência e pela segurança da presidência da República, ministro José Elito (Gabinete de Segurança Institucional) acompanha pessoalmente a formação das tropas do Batalhão de Choque do Exército no entorno do Palácio do Planalto.
[
O Batalhão de Choque da Polícia Militar contém manifestantes na altura do Ministério da Justiça, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff ainda se encontra em seu gabinete no palácio.
Policia estima que há 20 mil pessoas no gramado em frente do Congresso em Brasília.
Em São Paulo, Manifestação ganha diversas bandeiras. Há grupos que protestam contra a corrupção, outros que pregam os direitos dos animais. Há ainda os que criticam o Senado, o deputado Marco Feliciano e o projeto da "cura gay"
Antigo grito de guerra de "vem pra rua contra o aumento" foi alterado após suspensão do reajuste. Agora, manifestantes gritam: "vem pra rua contra o governo". Há divisão entre aqueles que protestam contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).
BRASILIA
Sobre a marquise do Congresso, há policiais com pelo menos quatro cães para coibir uma eventual tentativa de invasão por parte dos manifestantes. No gramado, policiais fotografam e filmam a manifestação.
Manifestantes jogaram dois sinalizadores luminosos em direção aos policiais posicionados em frente ao espelho d'água do Congresso. Houve um princípio de correria.
A Polícia Militar atualizou o número de manifestantes em Brasília. Segundo a PM, são 20 mil pessoas na área próxima ao Congresso Nacional.
Manifestantes gritam palavras de ordem como "voto aberto já", "paz", "segunda ponte já. A região norte exige", "fora Dilma, "fora Agnelo", "fora Feliciano" e "nós somos o primeiro poder", além de gritos contra a PEC 37 e pedidos para inclusão de índios no programa de igualdade racial.