vide
Terra , da redação em Salvador |
19/06/2013 às 12:14
Protestos chegam a Grande São Paulo
Foto: Terra
Pelo menos duas cidades de São Paulo - Taboão da Serra e capital - registram protestos pela redução da tarifa do transporte público nesta quarta-feira. Desde o início da manhã, manifestantes bloquearam vias e reivindicam redução no valor da passagem e melhores condições para o setor.
Na região de Taboão da Serra, a rodovia Régis Bittencourt, principal ligação entre o Sul e o Sudeste do País, foi interditada nos dois sentidos por volta das 9h30, na altura do km 270, por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Segundo a assessoria de imprensa da Autopista, concessionária que administra a rodovia, as pistas foram liberadas às 10h05.
Cerca de 300 pessoas participaram do protesto. O pico de congestionamento na região foi de três quilômetros. Os manifestantes tinham saído em passeata da avenida Francisco Morato, na zona sul da cidade de São Paulo e tomaram as pistas da estrada formando uma barreira.
Na capital, o protesto ocorre na região de M' Boi Mirim e da avenida Guarapiranga, na zona sul da cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda que os motoristas e usuários evitem a área. A movimentação dos manifestantes começou por volta das 7h e, por volta das 10h, eles interditavam totalmente a Estrada do M´Boi Mirim junto à avenida Guarapiranga.
Segundo o coordenador da Periferia Ativa, Gilson Alves Garcia, a pauta de reivindicação é ampla. Eles pedem, além da diminuição da tarifa, a duplicação da avenida M' Boi Mirim, a extensão do metrô até os bairros da periferia e melhoria das condições do transporte coletivo
Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Gilson Simões disse que a população da periferia é a que mais sofre com o aumento da tarifa e com as más condições dos transportes. Os representantes dos movimentos pedem uma reunião com o secretário dos transportes, Gilmar Tato, ainda hoje na subprefeitura de M' Boi Mirim.
Durante o protesto, um pequeno grupo mais exaltado tentou invadir a subprefeitura de M'Boi Mirim. O tumulto começou quando um rapaz começou a jogar pedras contra o prédio. A Guarda Municipal tentou contê-lo, mas os manifestantes saíram em defesa do rapaz. Uma confusão generalizada começou e alguns manifestantes tentaram derrubar o portão de entrada.