Política

COLBERT denuncia ao MPF situação "gravíssima" do Hospital Clériston

O parlamentar se baseou no documento em que médicos da unidade ameaçam deixar o hospital se os problemas no atendimento continuarem.
Edson Felloni , Feira de Santana | 07/06/2013 às 11:13
Deputado Colbert Martins conversa com deputada Maria Luiza, ontem, em Salvador
Foto: BJÁ
O risco de morte que pacientes vem correndo na Sala Vermelha da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) é considerada uma “situação gravíssima” pelo deputado federal e médico Colbert Martins Filho (PMDB), que formalizou uma denúncia no Ministério Público Federal  (MPF) e ao Ministério da Saúde. 

O parlamentar se baseou no documento em que médicos da unidade ameaçam deixar o hospital se os problemas no atendimento continuarem.

“Em uma entrevista da presidente Dilma, ela disse que o Brasil está em desenvolvimento e que tem muitos recursos. Pois bem, se isto é fato, acredito que não há dificuldade em alocar recursos no HGCA e em todos os hospitais sucateados do SUS”, argumenta o deputado nos ofícios enviados ao ministro Alexandre Padilha e ao MPF. 

Colbert Martins Filho também anexou aos ofícios o documento encaminhado pelos médicos à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), onde são denunciados a carência de pessoal, falta de equipamentos e deficiência na manutenção dos existentes. Os médicos deram um  prazo que acaba no final deste mês para a solução dos problemas, sob pena de todos pedirem demissão. 

A Sala Vermelha é destinada à recepção de pacientes graves na emergência, enquanto não há vagas na UTI.