Política

GOVERNADOR destaca novas universidades na Bahia e geração de empregos

Wagner destaca crescimento das universidades federais no Estado, durante solenidade, em Brasília, que cria mais duas universidades públicas na Bahia

Secom , BSB | 05/06/2013 às 18:14
Governador em momento de grande satisfação com a presidente Dilma, idem
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O governador Jaques Wagner participou, hoje à tarde (5), em Brasília, da solenidade em que a presidente Dilma Rousseff sancionou as leis que criam as universidades federais do Sul da Bahia (Ufesba), em Itabuna, e do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras. Wagner comemorou a criação de mais duas universidades públicas no Estado, necessárias, segundo ele, para dar conta das novas demandas da economia baiana, que vem cada dia mais se fortalecendo no interior no Estado.

 “Nós vínhamos tentando recuperar a posição da Bahia neste segmento, uma vez que até a minha chegada ao governo do Estado havia apenas uma universidade federal, a da Bahia. E agora nós estamos evoluindo. Já é uma realidade a Universidade do Vale do São Francisco, a Universidade Federal do Recôncavo, todas duas, inclusive, em expansão, assim como a UFBA, e nós tínhamos a decisão política da presidenta Dilma Rousseff de criar as duas universidades anunciadas hoje”, disse o governador.

O município de Itabuna sediará a Universidade Federal do Sul do Bahia, com unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, beneficiando a população da Microrregião de Ilhéus e entorno. Serão 36 cursos de graduação em Bacharelados Interdisciplinares nos Institutos de Humanidades e Artes Cênicas, para os quais serão contratados 617 professores, além de 623 técnicos administrativos da área de educação. 

Já a sede da Universidade Federal do Oeste da Bahia será em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Funcionará com 35 cursos de graduação, para os quais serão ofertadas 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos. A previsão é que as duas universidades iniciem suas atividades em 2014.