Política

CONTAS 2011 de JH também podem ser rejeitadas na Câmara de Salvador

Presidente do colegiado, Claudio Tinoco, adiantou que seu voto é pela reprovação do ex-prefeito
| 27/05/2013 às 22:31
A comissão ainda não obteve os votos de todos os seus integrantes
Foto: Antonio Queirós

Aumentam as chances das contas 2011 do ex-prefeito João Henrique Carneiro serem rejeitadas pela Câmara de Salvador, como já aconteceu com os relatórios 2009 e 2010. Na próxima quarta-feira, 29, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da CMS divulgará seu parecer final sobre os números, mas a conclusão do presidente do colegiado, vereador Claudio Tinoco (DEM) segue, com ressalvas, o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), recomendando a desaprovação.

O parecer da comissão não foi concluído porque durante a reunião desta segunda-feira, 27, Aladilce Souza (PCdoB) pediu “vistas” ao texto do democrata para “analisar com mais cuidado” antes de anunciar o voto.

Dos sete integrantes do colegiado o único que votou pela aprovação das contas de JH foi Geraldo Júnior (PTN). “Meu posicionamento é pela aprovação, com ressalvas, das contas porque entendo que não houve dolo por parte do ex-prefeito João Henrique. Não houve desvios de verbas públicas, superfaturamentos ou atos de improbidade administrativa”, explicou.

Heber Santana (PSC) e Alfredo Mangueira (PMDB) seguiram o posicionamento de Tinoco. Segundo o democrata, “respeitamos e seguimos o Tribunal de Contas dos Municípios, apesar de encontrarmos, em alguns pontos, uma determinada subjetividade no parecer que recomenda a reprovação”.

Gilmar Santiago (PT), impossibilitado de comparecer ao encontro, Aladilce e Isnard Araújo (PR) vão declarar o voto na quarta-feira. Com três votos pela reprovação é necessário somente mais um voto para a rejeição. O pedido de “vistas” permite aos vereadores que já se posicionaram, contrários ou a favor do parecer do TCM, ainda mudem seu voto.