Política

PT lança na Bahia campanha nacional pela Reforma Política no país

O lançamento da campanha “Assine com o PT”, promovido pela Fundação Perseu Abramo, a Liderança da bancada estadual petista e o PT estadual, aconteceu no final da manhã, no Auditório Jutahy Magalhães
Joana D'Arck , Salvador | 23/05/2013 às 17:36
Deputado Zé Raimundo fala durante evento na Assembleia
Foto:
O deputado estadual Zé Raimundo Fontes foi um dos primeiros a assinar a lista da campanha nacional do PT lançada na Bahia hoje (23), que pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular a favor da Reforma Política. Entusiasmado com a iniciativa, cuja adesão foi encabeçada pelo governador Jaques Wagner, o deputado afirmou que, junto com o deputado federal Waldenor Pereira, vai se empenhar ao máximo na mobilização do partido para explicar à sociedade as propostas do PT para a reforma política.


O lançamento da campanha “Assine com o PT”, promovido pela Fundação Perseu Abramo, a Liderança da bancada estadual petista e o PT estadual, aconteceu no final da manhã, no Auditório Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, concluindo o seminário sobre Reforma Política. O evento teve a participação do diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, o vice-presidente do PT Nacional e Coordenador da Campanha pela Reforma Política, Alberto Cantalice, o presidente do PT Bahia, Jonas Paulo, e da chefe do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia, Prof. Dra. Mariângela Nascimento.

Através desta iniciativa, o Partido dos Trabalhadores defende três eixos: o financiamento público exclusivo de campanha política, o voto em lista preordenada nas eleições proporcionais e paridade entre homens e mulheres. Além dessas três bandeiras, o PT defende também uma convocação de Assembleia Constituinte exclusiva sobre Reforma Política. O abaixo-assinado deverá ser entregue em fevereiro de 2014, no V Congresso Nacional, quando o Partido dos Trabalhadores comemora 34 anos.

Atualmente, o partido conta com 1,8 milhão de filiados e estima coletar 1,5 milhão de assinaturas, quantidade mais do que o necessário para apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular, que é de 1,4 milhão de assinaturas. O primeiro formulário foi assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o aniversário do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no dia 16 de abril.