Política

NEIM da UFBA tem proposta para se transformar numa Fundação Pesquisa

Sessão na Assembleia foi presidida pela deputada Luiza Maia (PT)
ASCOM LM , Salvador | 23/05/2013 às 13:09
Sessão especial na Assembleia pelos 30 anos do NEIM
Foto: DIV
   Uma manhã cheia de emoções e reivindicações. Assim foi a sessão especial em comemoração aos 30 anos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, nesta quarta-feira 22, no auditório Juthay Magalhães, na Assembleia Legislativa.

  Politicas, promotoras, Secretários (as) de Estado, defensoras públicas, alunas e professoras acompanharam um pouco a história de luta para implantação do Núcelo, que já foi órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia, mas extinto desde 2009, “o que é um prejuízo para as pesquisas realizadas pela UFBA”, diz Luiza Maia, deputada que propôs a sessão.

   “A transformação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher em instituto ampliaria a possibilidade de financiamento e de pesquisa, mas infelizmente, ainda enfrenta certas barreiras para avançar nesse ponto. Vou empenhar esforços para que o NEIM volte a ser órgão do colegiado da UFBA. Em 2011 fiz uma indicação ao Ministro da Educação”.

   A coordenadora, Ana Alice Alcântara falou da importância de se discutir o tema. “Somos ainda pequeno, mas grande de compromisso e de transformação social. Essa mudança só vai acontecer na sua plenitude se nós, mulheres, estivermos também incluídas”. 

   A coordenadora do núcelo das mulheres da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio garante que a parceria com o NEIM traz excelentes resultados. “Tentamos transmitir o conhecimento que as professoras passam pra gente através dessa parceira importante para as 4 mil mulheres que atendemos anualmente vítimas de violência”. O evento foi encerrado com a apresentação da cantora baiana Estelita.