Política

Florence: sucessão estadual deve ser conduzida com maturidade política

Sobre a sucessão estadual no ano que vem, o deputado classificou os quatro pré-candidatos petistas ao governo de “qualificadíssimos”, ao se referir a Luiz Caetano, Rui Costa, José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro
Ascom AF , da redação em Salvador | 18/05/2013 às 17:59
Deputado Afonso Florence presta contas do seu mandato
Foto: DIV
O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) realizou neste sábado (18), em Salvador, a plenária estadual do seu mandato parlamentar, quando fez um balanço do seu primeiro ano de Câmara Federal e das ações dos governos estadual e federal. O encontro foi marcado pela presença de lideranças políticas de diversas regiões da Bahia. 

Florence, durante sua fala, destacou o novo momento que o país tem vivido com as medidas governamentais adotadas a partir do Governo Lula. “Hoje, temos consolidada uma política que mantém a estabilidade macroeconômica, ou seja, não há um descontrole da inflação, sem contar que também reduzimos a taxa de juros”, enumerou. 

Sobre a sucessão estadual no ano que vem, o deputado classificou os quatro pré-candidatos petistas ao governo de “qualificadíssimos”, ao se referir a Luiz Caetano, Rui Costa, José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro. “Nosso papel é conduzir esse processo com maturidade política, respeitando a liderança do governador e o protagonismo do PT para na hora correta escolhermos o candidato com as melhores condições de liderar uma chapa”, lembrou Florence. 

Presentes na plenária, o secretário de Comunicação da Bahia Robinson Almeida e o deputado estadual Zé Neto (PT) destacaram a trajetória do deputado Afonso Florence desde o início no movimento estudantil, atividade docente até a atualidade. Para Neusa Cadore, deputada estadual também pelo PT, os avanços do governo no campo social, na geração de emprego e renda, bem como as melhorias na agricultura familiar são provas que existe a capacidade de se enfrentar o desafio que é conviver com a seca no semiárido. “Essa é uma batalha atual, importante, e que devemos incorporá-la como meta para o nosso governo e para o próximo”, disse a parlamentar. 

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Sedes) e ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o mandato de Afonso Florence se destaca pela participação popular e compromisso com as lutas sociais. Moema lembrou que neste sábado, 18 de maio, é o dia da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “O governo baiano deu importante passo nessa luta quando aprovou a Lei Antibaixaria. Além dos principais problemas que nós temos, precisamos combater isso desde dentro de casa, quando a gente deixa entrar as músicas que maltratam a mulher, como ‘Um tapinha não dói’ e ‘Popozudas’ e por ai vai. É preciso construir uma cultura de valorização da mulher”, discursou a secretária. 

Entre as representatividades políticas presentes na primeira plenária do mandato de Afonso Florence estavam, além dos já mencionados, o deputado estadual Bira Coroa, o vereador Gilmar Santiago, o vereador jequieense Pé Roxo e várias outras lideranças de municípios baianos.