Política

ASSEMBLEIA anuncia na terça instalação da CPI do futebol baiano

Foco é um futebol baiano como um todo especialmente o Bahia e o Vitória
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/05/2013 às 17:25
Presidente Marcelo Nilo dá coletiva à imprensa na terça-feira, 21
Foto: Blog do Anderson
   O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), vai dar uma coletiva à imprensa na próxima terça-feira, 11, no salão nobre da Casa para informar a decisão tomada pela Mesa Diretora, ao que tudo indica, de instalar a CPI do Futebol Baiano, requerimento protocolado esta semana pelo deputado Uziel Bueno (PTN), diante dos rumores de problemas existentes nos clubes de futebol do estado, especialmente o Esporte Clube Bahia.

   Evidente que, se Marcelo está convocando a imprensa não deverá ser para dizer que a CPI estaria fora de cogitação. Claro que, com tanta repercussão que está acontecendo com a debácle do Bahia, sobretudo depois dos 7x3 do Vitória, o clamor da torcida, os mvimentos organizados em torno de uma possível substituição do presidente Marcelo Guimarães Filho, a CPI tende a vingar.

   Como existem mais dois outros pedidos de CPIs na Casa Legislativa, uma do líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT) sobre a telefonia; e uma outra de Luiza Maia (PT), sobre o tráfico humano, especialmente de mulheres, ainda não temos informações se a Assembleia vai criar as 3 CPIs ou somente a do Esporte.

   Para o deputado Uziel Bueno (PTN) é uma CPI sobre o futebol baiano e, obviamente, envolvem todos os clubes da capital e do interior. Mas, ao que se vislumbra o foco maior estará direcionado para o Bahia. O deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) destaca que a CPI de Uziel "é sobre todos os clubes, sobre o futebol como um todo".

   No meio esportivo, as consideradas mais expressivas suspeitas de possível desmandos envolveriam as diretorias do Bahia, desde Marcelo Guimarães (o pai) e do Vitória, na gestão de Paulo Carneiro.