O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, foi homenageado na manhã desta quarta-feira, 15, com uma palestra, promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Salvador. Assistentes sociais e psicólogos lotaram o auditório do Edifício Bahia Center para discutir os problemas enfrentados pelos profissionais e comemorar avanços alcançados pelas categorias.
O presidente do colegiado, vereador Sílvio Humberto (PSB), destacou a necessidade de uma maior valorização desses profissionais: “A Comissão entende a importância desses profissionais, fundamentais nas creches e escolas do nosso município. Estamos assumindo o compromisso de fomentar o debate pela valorização desta categoria para a consolidação de direitos e promoção de ações reais em prol dos assistentes sociais”.
A representante do Grupo de Trabalho de Serviço Social, Marcela Meire, agradeceu o compromisso do legislativo em defesa da categoria e necessidade de inserir os profissionais no mercado de trabalho através do concurso público.
Segundo ela, “o trabalho da assistente social no ambiente escolar consiste também em qualificar o espaço onde o sujeito se forma. A escola funciona como um parâmetro de como funcionam as políticas públicas. A inserção dos assistentes sociais não pode ser feita de qualquer forma entramos vulneráveis no sistema de educação como terceirizado. É preciso a entrada desses profissionais no mercado seja através de concurso público”.
Psicólogos na educação
A inserção dos psicólogos na educação básica também foi discutida na audiência pública. Para Lívia Figueiredo, representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP), a inclusão deve ser respaldada nos documentos técnicos, com base em pesquisas, para serem preservados os avanços construídos dentro da profissão.
“Somos favoráveis ao nosso ingresso desde que respaldado pela nossa construção histórica. Pensar nos direitos humanos e diversidade para agir efetivamente dentro educação. Reafirmar a importância de estar nesse espaço porque também defendemos o trabalho conjunto e interdisciplinar, referindo-se ao trabalho conjunto com os profissionais do serviço social”, avaliou Lívia Figueiredo.
Participaram da reunião também os edis Orlando Palhinha (PSB), Hilton Coelho (PSOL), Ana Rita Tavares (PV), Everaldo Augusto (PCdoB) e Vado Malassombrado (DEM); o representante do Conselho Regional de Serviço Social, Fábio Santos; a psicóloga Lígia Viegas, representando a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Jacilene Silva, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB); e Judite Pimentel, representando o Conselho Municipal de Educação.