Política

ASSEMBLEIA promove moção de congratulações 92 anos Jaguaquara

O município tem 11 cachoeiras belíssimas destacando-se: Santa Luzia, Santo Estevão, Itiúba, Recordações e Formosa.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/05/2013 às 16:12

Manifesta congratulações ao povo do município de JAGUAQUARA, pelas comemorações no dia 18 de maio dos 92 anos de sua emancipação política e administrativa, e, no dia 24 de maio da sua Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia faz inserir na Ata de seus trabalhos uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao povo do município de JAGUAQUARA, pelas comemorações no dia 18 de maio dos 92 anos de sua emancipação política e administrativa, e, no dia 24 de maio da sua Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora. 
 
Nasceu este próspero município de uma fazenda chamada “Toca da Onça”, em língua indígena Tupi traduz a sua origem primitiva: Jaguar (onça) quara (toca).  
 
O município está situado na Região Sudoeste do Estado, nas microrregiões de Jequié e do Vale do Jiquiriça, localizado a 315 km da capital, tem como municípios limítrofes: ao Norte: Irajuba, ao Sul, Jequié e Apuarema; ao Leste: Itaquara e Wenceslau Guimarães, ao Oeste: Itiruçu, Planaltino e Jequié. Possui os Distritos de: Ipiúna (Baixão), Itiúba e Stela Dubois (Entroncamento de Jaguaquara). A Zona Urbana está dividida nos bairros: Cruzeiro, Centro, Casca, Muritiba, Palmeira, Bela Vista, Nova Jaguaquara, Arco-Íris, São João Batista, São Jorge (Ceará), Lagoa, Malvina I, Malvina II, Cidade de Deus e Urbis.  
 
O município tem uma diversidade produtiva no que se refere à agricultura, destacando-se o cacau, o café, a cana-de-açucar, o maracujá, a melancia, o limão, o abacate, o tomate, a laranja, o repolho, a cenoura, a batata, o chuchu, entre outros produtos, ocupando o 2º lugar no Estado em hortifrutigranjeiros em geral. O Mercado Produtor de Jaguaquara (CEASA) tem destaque pela sua importância para a economia local e regional.  
 
A pecuária é bastante diversificada, com rebanhos de excelente qualidade, destacando-se a pecuária de corte e leiteira, os rebanhos de bovinos, equinos e muares, bem como criação de frangos.  
 
O seu comércio é sólido e diversificado absorvendo boa parte do setor empregatício, em razão da sua posição geográfica centralizadora e de grande importância estratégica. Hoje, tem no município a Bauxita que contribui com o progresso de Jaguaquara. 
 
Jaguaquara é dona de um artesanato rico e diversificado, uma cozinha de múltiplos e deliciosos pratos e temperos, excitantes sabores de frutas exóticas e paisagem singular. É o lugar certo para a implantação de projetos turísticos, eco-turísticos e para morar, pois tem um clima agradabilíssimo.  
 
O município tem 11 cachoeiras belíssimas destacando-se: Santa Luzia, Santo Estevão, Itiúba, Recordações e Formosa.  
 
Fazem parte, também, do calendário anual de festejos do município: em janeiro, a Festa da Igreja Batista; em setembro, a Festa dos Evangélicos; em novembro, a Vaquejada no Parque Manoel da Hora; em dezembro, Natal e Reveillon. 
 
 Dê-se conhecimento desta Moção ...
Sala das Sessões, 8 de maio de 2013


Deputado Luiz Augusto