Política

DEPUTADA diz que médicos reguladores do estado entraram em greve

Segundo a deputada Graça Pimenta (PR) o momento requer cautela
Ascom GP , Salvador | 02/05/2013 às 09:56
Os médicos reguladores baianos iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (1). A categoria reivindica ao Governo do Estado, dentre outras coisas, o pagamento do abono de plantão retroativo a julho de 2012. Como vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) considera que a situação requer cautela.
 
“O diálogo entre a classe médica e o Governo do Estado é fundamental para que a população não seja tão prejudicada. Os médicos paralisaram as atividades, mas a necessidade da população pelos serviços de saúde é contínua. Espero que as partes envolvidas na situação cheguem logo a um consenso”, afirma a parlamentar.
 
De acordo com a categoria, os médicos reguladores vão comparecer à Central de Regulação durante a greve para seguir as escalas e vão realizar atendimentos aos casos classificados como urgência e emergência, assim como os de obstetrícia.
 
O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) informa que, além do pagamento do abono de plantão, os médicos reguladores reivindicam as condições de trabalho inadequadas, que envolvem questões estruturais de higiene e espaço físico, assim como questões ergonômicas e sobrecarga de trabalho.
 
A categoria também alega insuficiência no número de reguladores, ausência de procedimentos operacionais com determinação clara dos perfis e contratos da rede, disponibilidade específica dos recursos, desgastes relacionados à insuficiência da rede de saúde e insuficiência do transporte de ambulâncias (UTI e básicas). Uma reunião foi realizada na noite de quarta-feira (1), mas ainda não foi divulgada nenhuma decisão a respeito