O candidato governista Ademar Delgado (PT) não participou nem justificou sua ausência no debate dos candidatos a prefeito de Camaçari, realizado sábado (4/8), pela Rádio Sucesso FM. Transmitido ao vivo, do auditório da Câmara de Vereadores, o encontro de 4 dos 6 candidatos durou cerca de 2 horas. Participaram do debate os candidatos Aroldo da Loteria (PSOL), Tereza Giffoni (PSDB), Maurício de Tude (PTN) e Zé de Elísio (PP). O prefeiturável do PSTU, Índio Metalúrgico, não foi incluído na lista dos candidatos.
Ausência 2
O estrago causado pela ausência, com certeza, será maior que os possíveis desgastes enfrentados nas cerca de 2 horas de embate com os concorrentes. Técnico de qualidade incontestável, reconcedida até pelos adversários, Ademar perdeu uma grande oportunidade de mostrar que é de 'encarar', tem projeto e solução. Ademar tinha a obrigação de defender o projeto político que acredita estar mudando Camaçari. Ao abrir mão do direito de falar, deixa o vazio do microfone ser ocupado por perguntas sem respostas e interpretações que viram verdades incontestáveis.
Ausência 3
O candidato petista seguiu a estratégia de se preservar do bombardeio que sofreria dos 4 candidatos, todos de oposição. Foi poupado num 1º momento, mas abriu espaço para ganhar a pecha de fujão e medroso. Nos tempos de internet, com comunicação ampla e praticamente sem filtros, esse tipo de atitude subtrai mais que soma. Se esquivar de um debate democrático é um péssimo exemplo para quem precisa mostrar credenciais para enfrentar os problemas de uma cidade de frente.
Ausência 4
O clima morno do debate foi quebrado em alguns momentos com as cobranças de Tereza e Zé de Elísio a Maurício, por ter adotado o sobrenome Tude na sua campanha. Já o candidato do PTN considerou um desrespeito ao povo de Camaçari, a ausência de Ademar. A recusa do petista em comparecer ao programa também foi criticada pela tucana e pelo pepista.
Ausência 5
De acordo com a própria emissora, o candidato petista não apenas compareceu a todas as reuniões preparatórias, como assinou documento se comprometendo a respeitar as regas do debate.
Ausência 6
Os números oficiais ainda não foram divulgados. Pelo grande número de telefonemas e interesse da população, a estimativa foi de uma audiência no horário de 50% dos rádios ligados em Camaçari. Isso significa que o debate mediado pelo radialista Roque Santos foi ouvido por mais de 50 mil pessoas.(Camaçari Agora)