Política

TRUMP VOLTA A DEFENDER BOLSONARO E FALA EM "CAÇA AS BRUXAS" NO BRASIL

Segunda ´postagem do presidente Trump aconteceu na terça feira
Tasso Franco , Salvador | 09/07/2025 às 12:40
Os personagens no traço de Seramov
Foto:
"Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!", escreveu o mandatário americano em sua rede social, a Truth, ao republicar a mensagem de 7 de julho na qual declara seu apoio a Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado e pode pegar mais de 30 anos de cadeia.

"Estarei assistindo à caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores muito de perto", escreveu Trump na última segunda-feira, acrescentando que o "único julgamento" contra o ex-presidente deve ser o dos eleitores.

Paralelamente, a empresa Trump Media & Technology Group acionou a Justiça do estado americano da Flórida em busca da citação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma ação por suposta censura contra perfis bolsonaristas na web.

Na segunda (7), Trump já havia feito uma postagem defendendo o ex-presidente. O republicano disse que Bolsonaro é alvo de perseguição, também na Truth Social. Nessa nova manifestação, Trump compartilhou o post anterior.

O Palácio do Planalto respondeu ao primeiro recado de Trump, em nota, sem citar diretamente o presidente americano (leia mais abaixo). Lula também se manifestou após a publicação do americano e, sem citá-lo diretamente, afirmou que não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja"

Trump disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” no tratamento dado ao ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.

Sem mencionar diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, Trump disse que vai acompanhar de perto o que acontece no Brasil e que o ex-presidente "não é culpado de nada".

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu.
Após a primeira postagem de Trump, Bolsonaro agradeceu ao aliado pela mensagem, que disse ter recebido com "alegria".