Carmelita falou em liberdade, ao lembrar a importância de Princesa Isabel na história do País. "Quero lembrar aqui uma frase célebre de Johann Goethe, um pensador e escritor alemão: Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la. A Princesa Isabel, que dá nome a esta importante avenida, lutou pela liberdade dos negros e escravos. Luto pela liberdade de Ilhéus se permitir escolher o seu próprio destino, sem opressão, sem medo de ser feliz", afirmou.
De acordo com Carmelita, o caminhar pelas ruas, coloca a sua coligação de frente para uma cidade que se emociona com esta nova proposta de ter a sua autoestima recuperada. "Ao olhar para os lados eu e Mário nos permitimos registrar o carinho de um povo disposto a gritar por sua liberdade plena, sem opressão, sem medo, sem volta. Com disse, um dia, Goethe, quero dividir com todos vocês a construção deste novo momento que ofereço a esta cidade. O jovem feliz, o pai e a mãe trabalhadores convictos de que o futuro será melhor. O novo e o velho, o homem e a mulher, o branco e o negro. Todos juntos pelo ideal de poder escolher o seu próprio destino", afirmou.
Carmelita convocou a todos para andar pra frente. "Esquecer os erros do passado e do presente e construir a cidade que a gente sonha, que está no suor de cada caminhada que fazemos, que está no olhar dos que confiam na nossa capacidade de fazer, no gesto de todos que acenam positivamente à nossa passagem. Que Deus seja louvado, Ilhéus. Estamos juntos. Vamos vencer. Liberdade, liberdade, continue a abrir as asas sobre nós", encerrou.