O prefeito João Henrique sugeriu a senadora e ex-prefeita Lídice da Mata (PSB), a "fazer uma reflexão sobre a sua própria trajetória política", diante das críticas feitas por ela à atual gestão municipal, no programa Bahia Notícias no Ar, da Tudo FM. Segundo o prefeito, a senadora "conhece melhor que ninguém" as dificuldades de governar Salvador, enfrentando adversários poderosos e setores antagônicos aos verdadeiros interesses da cidade.
"A senadora sabe muito bem como é governar uma cidade que tem uma das menores receitas tributárias per capta. Nós conseguimos governar sem estar atrelado ao Governo do Estado e, ao contrário da ex-prefeita, vamos deixar o funcionalismo com salários em dia, concedemos os maiores reajustes aos servidores e a maior valorização aos professores. Tudo isso com recursos próprios", disse o prefeito.
João Henrique lembrou que a senadora começou a sua carreira política no PMDB, passando para o PC do B, filiando-se em seguida ao PSDB para chegar a Prefeitura. No cargo, rompeu com a cúpula nacional tucana, inclusive o então presidente Fernando Henrique Cardoso, para apoiar o candidato a Presidência do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no momento em que o petista liderava as pesquisa. Lula acabou perdendo a eleição e ela, mesmo filiado a PSDB, não pode contar com "a boa vontade" do presidente.
"Hoje ela está no PSB, apoiando o PT, mas isso são circunstâncias políticas, que não invalidam a sua trajetória pública", ressaltou.
Para João Henrique, assim como ele, a ex-prefeita foi vítima de setores orquestrados da mídia, inconformados com a sua eleição e que procuravam "impedir à todo o custo" que a sua gestão executasse projetos importantes para a cidade. Mesmo assim, enfrentando diversos obstáculos o prefeito exemplificou diversas obras realizadas na sua gestão, "que a cidade há décadas esperava", como as macrodrenagens do Imbuí, Centenário, Avenida ACM, Canal da Aliança, Oscar Pontes, Vasco da Gama, a construção de 78 contenções de encostas e a redução de 11 para dois assentamentos do Movimento dos Sem Teto.
O prefeito concordou com a afirmação da senadora de que hoje em dia os soteropolitanos estão com a autoestima em baixa, mas atribuiu o fato à forma negativa com que determinados setores da sociedade se referem à própria cidade, renegando projetos muito bem aceitos em outras capitais.
"Ao contrário do que vem ocorrendo em Salvador, em capitais como Recife, Fortaleza, Aracaju e Belo Horizonte, a sociedade como um todo, inclusive a mídia e a oposição, se unem em defesa de projetos inovadores, que se traduzem em melhor qualidade de vida e embelezamento da cidade
.Isso explica porque Fortaleza e Aracaju têm as suas orlas modernizadas e encantadoras e Belo Horizonte e Recife experimentam crescimento econômico muito superior ao nosso".