Política

CRIANÇAS PARTICIPAM DO PROJETO BIBLIOTECA AMIGA NA CÂMARA DE SALVADOR

| 20/07/2012 às 00:59
As primeiras crianças a participar foram da Escola Vinicius de Morais
Foto: Maira do Amaral

Tiveram início nessa quinta-feira, na biblioteca do Centro de Cultura da Câmara de Salvador, as atividades do projeto Biblioteca Amiga, idealizado na CMS, com apresentações teatrais e musicais, contação de histórias e palestras educativas. Quarenta e cinco crianças, de 6 a 9 anos, da Escola Vinícius de Moraes participaram da programação.

A iniciativa é resultado do trabalho conjunto de diferentes instituições voltadas à promoção cultural e inclusão social. Uma vez ao mês a biblioteca receberá grupos vindos de escolas ou entidades, reunindo o público infantil em diversas ações, como clubes de leitura, recitais de poesia e sessões de cinema.

De acordo com Lídia Sá, assistente social do Centro Digital de Cidadania (CDC) da Câmara, o projeto é a concretização das diretrizes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura.

Hábito prazeroso

Com a ajuda da contadora de histórias Maria de Lourdes, da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, os alunos encenaram peças teatrais, pararam na hora do lanche e retomaram as atividades que lhes aproximavam do universo literário. A ideia, segundo a responsável pela biblioteca da Câmara e autora do projeto, Silvana Jacobina, é “tornar o hábito da leitura prazeroso para crianças e adolescentes, através da realização das atividades culturais”.

Embora pensado dentro do Centro de Cultura, o Biblioteca Amiga ultrapassa os limites de espaço e se insere em uma rede de cooperação que conta com diferentes atores sociais, produtores culturais e artistas independentes. A gestão é, na definição de Lídia Sá, participativa.

Em sua opinião, o programa segue essa concepção de trabalho: “Estamos articulados com muitas outras vertentes”. Dentre os parceiros estão a Fundação Cidade Mãe, o Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, o Condomínio Empreendedor Cultural e a Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação – Portal iTEIA.

Novas iniciativas

A articulação constante do Centro de Cultura – envolvendo a biblioteca e o CDC – com dezenas de profissionais e entidades resultou no Biblioteca Amiga e deverá conduzir a novas iniciativas. A gerente de Projetos Especiais da Fundação Cidade Mãe, Maria Célia Couto Vigas, sinalizou o desejo de incluir os educandos da fundação no projeto, levando-os à biblioteca.

O trabalho em conjunto do CDC com o Portal iTEIA, denominado Oficina de Acervos Digitais e Sustentabilidade Cultural, é um exemplo de sucesso dos esforços em rede integrada. Realizada às quartas-feiras no Centro Digital, a oficina foi um dos projetos selecionados para apresentação durante o Fórum Mundial de Mídias Livres, ocorrido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.

Enquanto a biblioteca da Câmara não tem o seu regimento interno instituído de fato (através da aprovação pela Casa), o que impede a prestação de serviços à população de forma ampla e irrestrita, ela leva a comunidade para suas instalações por meio do projeto Biblioteca Amiga. Porque, ali, o importante é manter a cultura viva.