O candidato à prefeitura da coligação Salvador Tem Jeito (PMDB - PSC), Mário Kertész, realizou caminhada pela Estação de Transbordo Iguatemi e Rodoviária na tarde desta quarta-feira (18). Nas conversas com pedestres, ambulantes e taxistas, Mário ouviu queixas quanto ao descaso da gestão municipal com esses dois importantes equipamentos urbanos.
De cima da passarela Mário observou o trânsito no entorno do Iguatemi, atualmente o principal gargalo da cidade. "Uma gestão competente e presente, com os agentes de transito nas ruas, para fiscalizar, organizar e multar infratores vai permitir que o cidadão sinta imediatamente a diferença na fluidez", disse Mário. O peemedebista falou ainda sobre um projeto do seu Plano de Governo, o Trânsito Inteligente. "Vamos substituir todos os semáforos instalados em Salvador por sinaleiras inteligentes e implantar a Central de Controle Semafórico". Ao todo, são 1.544 semáforos e 426 controladores de semáforos espalhados pela cidade. Além da falta de sincronia entre eles, nenhum é monitorável à distância.
Outra questão abordada na caminhada foi a dos ambulantes. A cidade possui atualmente 150 mil ambulantes, são mais de meio milhão de pessoas dependentes dessa atividade. "A questão não ficará negligenciada e nem será tratada como um assunto secundário. Vamos debater com eles, entender as carências e os problemas que os ambulantes enfrentam para resolver", explicou Mário. "Isso não é um problema de polícia, é uma questão econômica de grande relevância para a cidade. Além disso, muitas pessoas vão para essa atividade pela falta de empregos formais em função decadência da economia de Salvador, com a queda do fluxo turístico. Com os projetos de revitalização do turismo, isso mudará significativamente", concluiu MK.
"Aqui parece uma favela. Faltam infraestrutura e segurança para os usuários. Uma coisa difícil de ser ver em qualquer outra rodoviária do Brasil", lamenta o ambulante Samuel Santos, que trabalha há 25 anos no camelódromo. Gilmário Costa, também comerciante, demonstrou confiança em dias melhores para a categoria a partir de 2013. "Sei que ele é capaz e vai olhar com mais carinho para as nossas reivindicações. Eu tô com Mário".
No percurso, Jorge Valentin, presidente da Associação de Ambulantes, Feirantes e Barraqueiros do Estado da Bahia, ressaltou a importância de modernizar os espaços públicos, locais de trabalho de milhares de pessoas na capital, e a necessidade de modificar a forma de licenciamento atual. "São 16 mil ambulantes que precisam receber um tratamento mais humano da Prefeitura.", sentenciou.