A transformação do posto de saúde de São Cristóvão em uma das prioridades estabelecidas para o bairro pelo candidato à prefeitura da coligação "Todos juntos por Salvador", Nelson Pelegrino, que visitou o local nesta terça (17), acompanhado de militantes e candidatos a vereadores dos partidos que o apoiam.
Pelegrino reiterou a sua posição de que um dos maiores problemas da saúde em Salvador é a inexistência de uma rede de postos de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs) que funcione bem na atenção básica ao cidadão, o que acaba sobrecarregando hospitais como o Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, ao qual recorrem os moradores de São Cristóvão mesmo para procedimentos mais simples.
ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO
O candidato a prefeito da Coligação "Todos juntos por Salvador", Nelson Pelegrino, afirmou nesta terça(17), durante caminhada no Engenho Velho da Federação, que, se for eleito, vai fazer o recapeamento asfáltico das ruas do bairro e instalar um Posto de Saúde da Família para atender os moradores da região.
Com cerca de 80 mil habitantes, o Engenho Velho da Federação dispõe de apenas um posto de saúde, inaugurado no início da década de 70. "Um posto apenas não atende à nossa demanda. Naquela época, éramos menos de 4 mil pessoas" afirmou o comerciante Ernane Chaves, 46 anos, que nasceu e cresceu no bairro. O asfalto das ruas do Engenho Velho é da mesma época. De lá para cá, a prefeitura só fez tapa-buraco.
Pelegrino, que visitou o bairro ao lado da candidata a vice da coligação Olívia Santana, da deputada estadual Maria del Carmen, da presidente municipal do PT, Marta Rodrigues, e de candidatos a vereador e militantes dos partidos coligados, esteve no Centro Cultural Bem Bocado, que atende 120 crianças carentes, e a rua do Forno da Mangueira, onde um deslizamento de terras matou duas pessoas em 2005.
A obra de contenção no local começou mas foi interrompida. "Há uma verba disponível no Ministério da Integração Nacional. É preciso resgatar esses recursos", disse Pelegrino.