A situação da saúde no município de Salvador, a falta de repasse de verbas e o comércio informal na Avenida Dom João VI foram os principais problemas apontados pelo presidente do Hospital Aristides Maltez (HAM), Aristides Maltez Filho, ao candidato à prefeitura de Salvador, Márcio Marinho, durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16/07). De acordo com Márcio Marinho, os problemas apontados pela direção da instituição podem ser resolvidos com uma melhor administração das verbas por parte da prefeitura.
"A administração municipal não consegue manter uma pontualidade no repasse das verbas para o HAM. Isto é inaceitável, especialmente porque o dinheiro existe. O que não existe é uma gestão financeira eficiente. É necessário diminuir a burocracia e ampliar a informatização da prefeitura. O Aristides Maltez não pode ficar sem dinheiro em caixa. O repasse de verbas nas datas corretas será uma prioridade de minha gestão", conta Márcio Marinho.
Durante o encontro, o candidato a prefeito também apontou que os postos de saúde enfrentam dificuldades parecidas. "Tem postos em que os funcionários estão desmotivados por não terem os equipamentos necessários. E boa parte deles sequer tem ambulâncias na porta para levar os pacientes mais graves para hospitais de alta complexidade", afirma.
De acordo com Márcio Marinho, a solução é definir melhor as prioridades do investimento. "Não adianta construir praças bonitas no Imbuí ou fazer obras viárias na Avenida Vasco da Gama e deixar a população dos bairros mais populares sem o atendimento médico adequado", conclui.
Após a reunião, Márcio Marinho e o candidato a vice-prefeito Delegado Damasceno, juntamente com o deputado estadual José de Arimatéia, percorreram o hospital, onde conversaram com médicos, enfermeiros e pacientes.