Política

DILMA MUDA FOCO DO PIB E CONGRESSO NÃO VOTA MPs COM ECONOMIA ESTAGNADA

vide
| 15/07/2012 às 19:26
Estaleiro Enseada do Paraguaçu excelente investimento produtivo na ajuda do PIB
Foto: SG Facebook
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil é um país curioso: quando a economia estava de vento em popa a presidente Dilma era só elogios ao PIB, destacando que o país estava crescendo e assim por diante. Agora que a economia está estacionada, a presidente disse durante a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que o PIB não mede nada e o importante é o que o governo faz pelas crianças e adolescentes. Ora, se o PIB não mede nada, não deveria existir. E se o papel do governo fosse cuidar das crianças e adolescentes não existiram tantas pessoas dormindo nas ruas das grandes cidades.

   2. O que a presidente Dilma tentou, na verdade, foi tapar o sol com a peneira ao desviar a atenção para o crescimento do país, hoje com aumento do PIB previsto para 2% aos mais otimistas, e uma economia estagnada, sem grandes investimentos produtivos. Os governos enfrentam greves e reclamações dos responsáveis pela formação das nossas crianças e adolescentes e é só verificar o que se passa na Bahia, um dos estados mais importantes do país, com uma greve de professores que já dura 100 dias.

   3. Mas, a economia tem pernas próprias e por mais que a presidente venha com essas frases de efeito, não mexe na disposição do meio empresarial que trabalha com diferentes indicadores de medição do mercado e atua num mundo globalizado onde os investimentos se deslocam com grande velocidade de um lugar para outro. O governo federal precisa atuar mais na relação com os investimentos produtivos, evidente cuidando das questões sociais que ainda são cruciais no Brasil.

   4. Um bom exemplo é o estaleiro da enseada do Paraguaçu, consórcio de empresas privadas para produzir plataformas de perfuração de petróleo no mar, encomendas asseguradas pela Petrobras, geração de milhares de empregos, reativação do pólo naval baiano e desenvolvimento para uma região da Bahia. Um casamento perfeito entre a iniciativa privada e uma estatal.

   5. Agora mesmo, às vésperas do recesso parlamentar em Brasília, o governo trabalha para desarmar uma bomba-relógio que está sendo deixada pelo Congresso e poderá atrasar a injeção de R$20 bilhões no setor produtivo. Duas Medidas Provisórias (563 e 564) consideradas fundamentais para reativar a economia do país neste segundo semestre estão prestes a caducar. Sem elas, o PIB não chega a 4% no semestre para pontuar em 2% nos 12 meses.

   6. E aí, como não poderia deixar de ser, entra a política. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que se ensaia candidato a presidente em 2014, já disse que seu partido (PSB) não será obstáculo e aponta indiretamente para o PMDB. E o PR, por outro lado, faz jogo de cena e não tem votado com o governo.

   7. O governo montou uma força-tarefa para pressionar os políticos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, devagar quase parando, diz que o governo tem pressa. Mas, todo mundo sabe que o Congresso trabalha com a moeda do toma lá dá cá e o governo tem que flexibilizar na ajuda às bases.

   7. Então, voltando ao pensamento inicial da presidente, ou o governo flexibiliza, agrada os parlamentares, ou o PIB não crescerá e aí, por tabela, não haverá capilé para cuidar das crianças e adolescentes. A semana será decisiva para Dilma e seu novo conceito do PIB.
                                                                             **
   8. Nesta segunda-feira, 16 de julho, o candidato a prefeito da coligação Salvador Encontra seu Caminho, Márcio Marinho, visitará o Hospital Aristides Maltez, às 10h. Márcio Marinho será recebido pelo presidente da instituição,  Aristides Maltez Filho, e percorrerá as dependências do hospital. À tarde o candidato viajará para Brasília, onde cumpre agenda parlamentar.

   9. Curiosa essa campanha de Márcio Marinho: contato com o povo, corpo-a-corpo, nem pensar. É uma candidatura de salões, reuniões e assim por diante.

   10. Agenda de ACM Neto para esta segunda-feira (16): 7h - Entrevista na Rádio Sociedade; 9h - Caminhada no Engenho Velho da Federação (concentração em frente à lanchonete Subway, na entrada do bairro); 12h - Reunião com vereadores do PTN; 13h - Reunião com equipe do plano de governo; 17 - Viaje para Brasília.

   11. Agenda de Nelson Pelegrino para segunda-feira, 16: 6 horas  -  Planfetagem na Petrobras, Itaigara; 8 horas  -  Entrevista na Rádio Excelsior a Jorge Ribeiro/Chico Queiroz; 16 horas-  Caminhada em Boa Vista de Caetano, concentração no largo da Igreja Católica.

   12. Agenda do candidato Mário Kértész, PMDB, Segunda - 16/07: 7:00 - Entrevista - Programa Balanço Geral com Raimundo Varela - TV Itapoan /Rede Record ;09:00 - Reunião com candidatos do PSC para debater demandas de diversos bairros e sessão de fotos ; 12:00 -Almoço na Ribeira -Segunda-feira Gorda ;15:00 - Reunião Interna com colaboradores do Programa de Governo; 19:30 - Inauguração do INESS- Instituto de Ensino e Simulação em Saúde. Local: Cerimonial Rainha Leonor - Complexo da Pupileira - Joana Angélica -79.

   13. Tem dono de blog chorando porque perdeu R$30 mil mensal de João.

   14. Posse do novo bispo de Jequié, frei Ruy Lopes, será dia 13 de outubro. Frei marcou a data após a eleição quando novo prefeito de Jequié já estará eleito. Tá certo.

   15. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou mais uma ação fiscal para verificar a regularidade dos alvarás de funcionamento e publicidade das concessionárias de veículos em Salvador.

   16. A operação, que teve início na última segunda-feira (9) e foi finalizada na tarde de hoje, percorreu as avenidas Luis Viana (Paralela), Antônio Carlos Magalhães (ACM), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Juracy Magalhães Júnior, Anita Garibaldi, Jequitaia e Manoel Dias da Silva.
 
   17. Nas vistorias, os técnicos do órgão emitiram 17 autos de infração e 31 notificações para estabelecimentos com algum tipo de pendência quanto às licenças.

   18.  A edição de J&Cia Auto desta semana destaca Supercarros, primeira edição especial da Car and Driver brasileira; a parceria do Bufalos TV com o R7; as novidades no site Interpress Motor, que agora se chama Carpress; e a chegada de Glenda Pereira à Comunicação da Renault.

   19. Nas colunas, Bob Sharp (Linha do tempo) aborda novamente o uso de determinados termos em textos jornalísticos; Luís Perez (Destaque da semana) analisa o comodismo que se instaurou em parte do relacionamento entre imprensa e assessorias; Enio Greco Filho, repórter especial do Vrum, do Estado de Minas, dá um depoimento a Heloísa Valente, na seção Álbum; e Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America, escreve sobre a parceria da empresa com o Corinthians na reta final da Libertadores.