A Câmara de Salvador realiza nesta sexta-feira, 13, às 14 horas, uma audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, criada pelo Congresso Nacional. O local é Centro Cultural da CMS, para debater a situação da violência contra a mulher no Brasil.
A CPMI apura também as omissões do poder público na aplicação de instrumentos legais de proteção ao universo feminino. Estudos mostram um quadro grave e não superado no país, onde há um número expressivo de brasileiras vítimas de agressões. O organismo foi criado justamente com o objetivo de tentar modificar esse quadro.
A audiência está sendo organizada por uma comissão: vereadora Olívia Santana (PCdoB), ouvidora-geral da Câmara; Lena Souza (gabinete da senadora Lídice da Mata); Vera Lúcia Barbosa e Maria Alice Bittencourt (Secretaria de Política para as Mulheres); Cecília Sardenberg, Márcia Tavares, Alexandra Bunchaft e Cândida Santos (Observe/Neim/UFBA); Firmiane Venancio (Defensoria Pública); Marta Leiro e Sulle Nascimento (Associação de Mulheres Brasileiras); Márcia Teixeira e Cyntia Amaral (Ministério Público da Bahia); Louisa Huber e Vilma Reis (Ceafro); Bice Kalil (Sesab); Élvia (gabinete da deputada Alice Portugal); Tânia Palma (Ouvidoria/DPE); Lidia Lasserre e Andréa Lucena (CRLV); e Janildes Lima (Lims).